Esportes Titulo
Racismo no Palestra pode render punição ao Palmeiras
Das Agências
05/11/2005 | 08:59
Compartilhar notícia


O Palmeiras está na mira do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). A equipe poderá ser punida por causa de atitudes racistas de alguns de torcedores no confronto com o Flamengo, quinta-feira, no Parque Antártica. Eles ofenderam o meia Renato ao imitar macacos. Sexta-feira, o Juventude foi o primeiro a ser punido. O clube perdeu dois mandos de campo e terá de pagar R$ 200 mil de multa. Para os auditores do STJD, a pena aplicada aos gaúchos servirá como exemplo para o futebol brasileiro. Os torcedores do clube imitaram macacos para o jogador Tinga, do Internacional, durante o jogo disputado em 22 de outubro.

A pena pode ser a mesma para o Palmeiras, já que o árbitro Antônio Hora Filho relatou na súmula a atitude racista dos torcedores palmeirenses. Com isso, pode ser que o time nem volte a atuar em casa este ano, já que o time de Emerson Leão só tem mais duas partidas em casa: contra o próprio Juventude e o Fluminense.

A provável punição pode ser a gota d'água para o Verdão querer distância de seu próprio estádio. Não é a retranca dos adversários que mais incomoda, mas a impaciência que vem das arquibancadas é quem tira a tranqüilidade dos jogadores. "Gostamos de jogar em nosso campo, mas a torcida não tem paciência. Há um bom tempo o time está sem título e a pressão é grande", justificou o volante Marcinho Guerreiro.

Depois da derrota de quinta-feira à noite para o Flamengo, no Parque Antártica, os torcedores gritaram "vergonha, vergonha". "Às vezes, a torcida atrapalha o time", afirmou o goleiro Marcos, que se desentendeu com um torcedor que o chamou de vendido. "Aceito que me chame de frangueiro, de careca, mas vendido, não", reclamou o pentacampeão.

Marcinho Guerreiro aponta também a dificuldade que é enfrentar adversários que lutam contra o rebaixamento em casa. "O Flamengo se fechou com todos os jogadores e aí fica difícil furar a retranca. Acho que teremos uma melhor produção na Arena da Baixada, diante do Atlético-PR, pois eles vão vir para cima da gente e abrir espaços para o nosso contra-ataque", avisou o volante, referindo-se ao jogo de domingo, em Curitiba.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;