Cultura & Lazer Titulo Homenagem
Viagem pelos 59 anos de TV
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
19/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Em homenagem aos 59 anos do início das transmissões televisivas no País, comemorados neste mês, o Memorial da América Latina abre hoje ao público a exposição "Marcos da TV Brasileira". O evento tem entrada gratuita e fica aberto no auditório Simon Bolívar até o dia 17.

Organizada pela PRÓ-TV (Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira), a mostra tem uma seção de banners com 35 registros que são verdadeiras relíquias da história da telinha tupiniquim.

Entre os principais resgates está a primeira telenovela colorida (O Bem Amado, de Dias Gomes, exibida pela Globo a partir de janeiro de 1973) e a chegada do homem à Lua (que completou 40 anos em agosto).

O famoso primeiro beijo também merece destaque. A tal bitoca pioneira - bastante comportada para os padrões de hoje - foi protagonizada por Walter Forster e Vida Alves em 1951. A novela era Sua Vida me Pertence, escrita pelo próprio Forster e exibida pela TV Tupi.

CÂMERAS E BONECOS - Uma série de objetos dos primeiros anos de produção também estará exposta. Troféus, jornais, revistas, fitas e roteiros dividem espaço com a primeira câmera utilizada pela TV Tupi de São Paulo, a emissora responsável pelas primeiras transmissões.

A TV Cultura também emprestou figurinos e bonecos famosos de sua programação infantil, com destaque para o Garibaldo de Vila Sésamo. Há ainda objetos e figurinos de programas que já estão fora do ar ou pararam de ser produzidos há certo tempo, como Glub Glub (encerrado em 1998), X-Tudo (2002) e Castelo Rá-Tim-Bum (1997).

A edição deste ano do Prêmio PRO-TV, que contempla profissionais da telinha de todos os tempos, teve como homenageados Lima Duarte e Tony Ramos, que estavam no ar em Caminho das Índias até a última semana. Também estão entre os premiados Irene Ravache e Carlos Miranda, que viveu o papel-título em O Vigilante Rodoviário, considerado o primeiro seriado brasileiro.

Para visitas monitoradas em grupo, é preciso agendar horário. Mais informações pelo telefone 3872-7743.

Marcos da TV Brasileira - Mostra. No Memorial da América Latina (Auditório Simon Bolívar) - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda. Tel.: 3823-4600. De terça a domingo, das 9h às 18h. Entrada franca. Até dia 17.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;