Setecidades Titulo Saúde
Mauá cadastra doadores de medula

Interessados terão outras quatro chances de doar até o fim do ano na região

Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
10/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A oitava campanha de cadastramento de doadores de medula óssea do ano na região será realizada hoje, em Mauá, das 11h às 16h, promovida pela Associação de Medula Óssea do Estado.

Desta vez, o evento será no salão da Igreja São Judas Tadeu, na Avenida Castello Branco, 3.244, no Jardim Zaíra. Cerca de 1.200 brasileiros aguardam na fila para transplante de medula, segundo o Instituto Nacional do Câncer. A maioria dos pacientes sofre de leucemia ou linfoma.

O procedimento para doar é simples. Depois de assistir à palestra, o doador tira dúvidas e apresenta documentos. Cinco miligramas de sangue são colhidas e a quantia é armazenada no Redome (Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea) até a pessoa completar 60 anos. Caso haja receptor compatível, o doador cadastrado é acionado para realização de exames. Não podem doar pessoas que tenham doenças no sangue ou qualquer tipo de câncer.

Conforme a coordenadora de campanhas da Ameo, Vanessa Borges de Santana, qualquer pessoa entre 18 e 54 anos pode se cadastrar como doador. Neste ano, 3.850 doadores se cadastraram nas sete campanhas realizadas na região desde março.

Quem não puder comparecer terá outras quatro oportunidades ainda neste ano no Grande ABC. Serão realizadas mais duas campanhas em Diadema, uma em Santo André e outra em São Caetano, graças a parcerias com a Diocese de Santo André e Rotary Clubs da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;