Internacional Titulo a
Rússia instala mísseis na Ossétia do Sul
Da AFP
18/08/2008 | 00:05
Compartilhar notícia


A Rússia instalou várias plataformas de lançamento de mísseis táticos SS-21, capazes de atingir a capital georgiana, e levou veículos de apoio para a Ossétia do Sul, segundo informou neste domingo a versão online do jornal The New York Times.

Citando fontes anônimas, o NYT afirma que as posições de lançamento estão ao norte de Tskhinvali, capital da Ossétia do Sul. As forças russas mantinham suas posições ao longo da estrada entre Tbilisi e Gori, incluindo um posto de controle em Igoeti, a 30 km da capital.

Uma coluna de veículos russos, entre os quais 25 tanques, foi vista estacionada nas cercanias de Gori. Um soldado russo disse que estas são tropas de manutenção de paz, e que ficariam na Ossétia.

O New York Times, no entanto, escreve que tropas de elite russas estão sendo posicionadas na região ou se preparando para novas manobras.

O jornal diz ainda que, para o Pentágono, as ações russas têm como objetivo desencorajar a aceitação da Geórgia pela Otan, e não são vistas como indícios de que a Rússia planeje tomar Tbilisi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;