Política Titulo Rio Grande da Serra
Helenice busca Estado e União para viabilizar Centro de Idosos
Por Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
26/01/2013 | 07:02
Compartilhar notícia


 

Helenice Arruda (PTB) tem novo desafio na sua carreira política. Após ser vice-prefeita de Rio Grande da Serra por oito anos, a petebista comanda a Secretaria de Cidadania e Ações Sociais do município de olho na captação de investimentos estaduais e federais.

A construção do CCI (Centro de Convivência para Idosos) é o principal desejo da ex-vice-prefeita. Helenice destaca que foi orientada pelo prefeito Gabriel Maranhão (PSDB) a buscar recursos do Estado e da União para viabilizar a obra, tendo em vista que o Orçamento municipal é limitado e não comporta financeiramente o investimento.

A petebista admite que tem preparado o projeto para conquistar aporte necessário - ainda não há levantamento de valores. "Precisamos colocar o centro em funcionamento porque temos muitos idosos ativos na cidade, mas falta um espaço para eles confraternizarem e para recebê-los", justifica.

Cerca de 250 pessoas estão cadastradas no grupo da terceira idade, mas as atividades ainda são limitadas. A secretária promete ampliar as opções oficinas culturais no município. "Precisamos trazer opções que ainda não temos e criar mais atividades para os idosos, cujo número cresce cada vez mais na cidade."

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Rio Grande da Serra possui aproximadamente 4.500 idosos - o que representa em torno de 10% da população (44 mil habitantes).

"Acreditamos que temos muito mais do que o levantamento mostra. Nosso trabalho será de campo em busca das pessoas que moram em locais de difícil acesso e mostrar os serviços públicos que oferecemos."

Apesar da empolgação frente à Pasta, a secretária admite que sente saudades da época em que era vice do ex-prefeito Adler Kiko Teixeira (PSDB). "Como vice, eu tinha o Kiko que assinava tudo para mim. Agora, como secretária, eu sou responsável por mais de 40 funcionários e assino tudo. Mas sinto falta de ser vice-prefeita. Era tranquilo", revela a petebista.

Durante os oito anos de administração tucana, Helenice nunca assumiu o cargo de secretária. Ela ajudava o prefeito a formular os projetos e atuava no Fundo Social de Solidariedade. A petebista sempre teve o desejo de comandar a Pasta de Educação - cargo que chegou a ser solicitado por ela no governo Maranhão.

A articulação não deu certo porque o atual prefeito achou melhor não mexer em um setor estratégico logo no início do mandato - o tucano mexeu pouco no primeiro escalão montado por Kiko.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;