Setecidades Titulo Concurso literário
Estudantes pedem mais cuidado com meio ambiente

No penúltimo dia do Desafio, alunos apontam pequenas melhorias para cuidar do planeta

Drielly Gaspar
Especial para o Diário
26/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


No penúltimo dia do Desafio de Redação, alunos focaram as atenções no meio ambiente. Com o tema 2020: o que eu posso fazer para mudar o meu mundo?, estudantes das 17 escolas de Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires sugeriram melhorias necessárias no mundo.

Os alunos do 8º ano do Colégio Monsenhor Alexandre Venâncio Arminas, no bairro Matriz, em Mauá, acreditam que dar o primeiro passo é sempre o mais difícil, mas que para preservar o meio ambiente as pessoas precisam se unir. “Para começar a mudar, não podemos jogar lixo no chão e devemos reciclar”, afirma Barbada Calabresi, 13 anos.

Além do cuidado pessoal, o discente Eduardo Freitas, 13, acha que os governantes podem ajudar na divulgação e educação ambiental. “As prefeituras podem fazer campanhas e ajudar a cuidar disso junto com a população.”

Arthur Lopes, 13, alerta para a conscientização. “Podemos usar a internet para pesquisar e divulgar a importância do meio ambiente.”

Na EE Professora Irene da Silva Costa, no Jardim Itapeva, os alunos apresentaram soluções que, apesar de não estar ao alcance deles, podem trazer bons resultados. “Acho que precisa de mais investimento em carros elétricos, que poluem menos o ar”, afirma Leonardo Aparecido Piqueira, 11.

Já a colega de classe Brenda Piccolo dos Santos, 12, vê soluções na utilização de produtos químicos menos agressivos. “Grandes empresas precisam optar por usar produtos ecologicamente corretos.”

Mas para tudo acontecer, Sâmara Alves Pereira, 14, do 9º ano, chama a atenção para a força de vontade dos cidadãos. “Se cada um fizer a sua parte, o planeta pode ser um lugar melhor de se viver.”

Hoje é o último dia de provas. O Desafio é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), patrocinado pela Petrobras e tem o apoio da Ecovias. A melhor redação entre os alunos do último ano do Ensino Médio será premiada com uma bolsa de estudos na USCS.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;