Política Titulo Diadema
Lauro define Pretinho como candidato governista à sucessão

Presidente da Câmara representará governo na eleição em Diadema e deflagra racha no grupo

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
13/05/2020 | 16:23
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Atualizada às 21h32

O governo do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), definiu que o presidente da Câmara, Pretinho do Água Santa (DEM), será o candidato governista à sucessão na eleição deste ano. A decisão foi tomada em reunião na manhã de ontem e deflagrou racha na administração verde, uma vez que o vereador Marcos Michels (PSB), primo do prefeito, mantém sua pré-candidatura ao Executivo.

O encontro contou com a participação de Lauro, de Pretinho, de integrantes do alto comando do Paço e do secretário de Transportes e presidente do Cidadania na cidade, José Carlos Gonçalves. Esse bloco já adiantou a definição junto ao deputado estadual Márcio da Farmácia (Podemos) e garantiu ter suporte também de outro nome cogitado para ingressar na corrida eleitoral, a secretária de Habitação e ex-deputada estadual, Regina Gonçalves (PV).

Ao Diário, Pretinho confirmou a reunião. “Sou um soldado do governo. Quando a gente é convidado, não pode ser omisso. Faço parte de um grupo, tive aval da maioria deste grupo, por isso acredito que tocar o projeto (de sucessão) será mais fácil, porque faz com que eu tenha mais força para disputar com os adversários que aparecerão. Sei que a luta não será fácil.”

Vice-presidente do Água Santa, time de futebol da cidade, o democrata está no primeiro mandato na casa e preside o Legislativo desde 2019. Em 2016, recebeu 3.326 votos e, dentro da Câmara, conseguiu construir apoio de dez vereadores.

Pretinho disse que conversou com Regina acerca da pré-candidatura e que ela “está fechada com o projeto”. “Ela faz parte do grupo também, vamos sentar para decidir o papel dela na campanha. Pode ser vice, por exemplo. Vamos ver o que o grupo vai decidir. O que é certo é que ela está correndo junto na aliança.”

Sobre Marcos Michels, o democrata comentou que, há alguns meses, conversou com o socialista sobre a necessidade de união em torno de um pré-candidato governista. Diante da postura de Marcos em manter sua pré-campanha ao Paço, Pretinho jogou a responsabilidade sobre demover a proposta do aliado ao governo.

“O governo terá de tratar com ele (Marcos). Ele faz parte do governo, não sei como vão discutir. Tentei sentar com ele para conversar, ele não quis (fechar o apoio). Propus para a gente sentar e fechar, ver quem tivesse melhor perto do momento da eleição, ele não quis aceitar”, revelou.

Sobre a participação de Márcio da Farmácia em seu projeto eleitoral, Pretinho considerou a presença do deputado estadual como “fundamental”. Márcio era o plano A do governo Lauro Michels para sucessão, mas ele refutou assumir a missão argumentando querer cumprir integralmente o mandato na Assembleia Legislativa e por problemas de saúde.

Lauro, Zé Carlos e Marcos Michels não retornaram aos contatos da equipe do Diário para comentar o assunto.

RIVAIS
O cenário eleitoral em Diadema apresenta pulverização de pré-candidatos no momento. Ex-prefeito José de Filippi Júnior (PT) tentará retornar ao Paço. Os vereadores Ronaldo Lacerda (PDT) e Ricardo Yoshio (PSDB) também anunciaram participação no pleito. Taka Yamauchi (PSD), Gesiel Duarte (Republicanos), Denise Ventrici (PRTB), Jhonny Rich (PSL), além de Marcos Michels, declararam vontade em concorrer à cadeira de prefeito de Diadema.

Três pré-candidatos foram aliados do verde

Se o vereador Marcos Michels (PSB) confirmar pré-candidatura à Prefeitura de Diadema, mesmo não sendo escolhido pelo prefeito como nome do governo na corrida eleitoral, serão três os postulantes que tiveram ligação política com o chefe do Executivo.

Marcos, além de primo de Lauro, foi assessor no gabinete do verde na época em que o hoje prefeito era vereador. Marcos ficou no escritório do primo entre 2005 e 2012, quando Lauro venceu a corrida ao Paço e ele conquistou uma cadeira na Câmara. O socialista foi secretário de Educação no primeiro mandato.

À época, dividia o gabinete com Gesiel Duarte (Republicanos). Com o triunfo de Lauro, Gesiel foi convidado a assumir a Secretaria de Gestão de Pessoas. Ele ficou na função até o período em que Lauro buscou a reeleição, em 2016. No segundo mandato, foi colocado em atribuições menos importantes no governo até romper com o antigo aliado e lançar pré-candidatura à Prefeitura.

Denise Ventrici (PRTB), que já foi vereadora de Diadema, sempre foi aliada de Regina Gonçalves (PV), atual secretária de Habitação e ex-deputada estadual. No governo de Lauro, exerceu papel à frente do Procon municipal.

Demitida da administração, contou com suporte de outra figura próxima de Lauro para construir sua pré-candidatura: Joeder Souza. Joeder também foi assessor de Lauro na época de vereança. No primeiro mandato do verde no Executivo, dirigiu a Fundação Florestan Fernandes, autarquia que oferece cursos profissionalizantes no município.

Taka Yamauchi (PSD) chegou a aderir à campanha de Lauro no segundo turno em 2012, quando o PSDB, seu então partido, caminhou com o verde. Depois do triunfo, pouco se envolveu com o governo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;