Setecidades Titulo Segurança
Mauá acerta dívida de R$ 70 mil para evitar despejo de delegacia

Sede do Jd.Zaíra estava com aluguéis atrasados desde janeiro; Prefeitura e proprietário negociam renovação de contrato

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
12/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A Prefeitura de Mauá quitou[01.TXTNORMAL] dívida de cerca de R$ 70 mil referente a nove meses de aluguel atrasado de prédio onde funciona o 4° DP (Jardim Zaíra), na Avenida Presidente Castelo Branco, para evitar o despejo de funcionários.

Decisão do juiz Thiago Elias Massad, da 2ª Vara Cível do Fórum de Mauá, designava prazo de 15 dias a contar de 9 de outubro para o despejo dos policiais do 4º DP. [/01.TXTNORMAL]A ação foi movida pelo advogado Danilo Sanjiorato, representante dos proprietários do local, em novembro de 2018 por causa dos atrasos no pagamento de aluguel – problema que se arrastava desde junho de 2018.

A administração, que alegava falta de verba para quitar a dívida até então, realizou acordo e pagou as despesas à vista no último mês. Com isso, o processo foi finalizado na Justiça.

Sanjiorato ressalta, entretanto, que, desde junho, o contrato de aluguel do imóvel venceu. A renovação do acordo está sendo negociada entre as partes. “Este é o único detalhe que está em andamento. As tratativas com o proprietário já foram resolvidas e haverá renovação de pelo menos um ano (no convênio)”, disse. 

A equipe do Diário esteve na sede do 4º DP ontem e constatou que os serviços não foram prejudicados. 

ESTADO

A presidente do Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), Raquel Kobashi, avalia que, independentemente do convênio que existe entre a Prefeitura e o proprietário do imóvel, é de responsabilidade do Estado intervir nessas ocasiões para resolução. “O Estado é obrigado a auxiliar nessas questões financeiras, para que a polícia trabalhe bem e não interfira nos atendimentos”, pontua. 

Raquel ainda observa que, a partir de agora, o controle também fica sob responsabilidade do MP (Ministério Público). “Fiscalizar não só a polícia em si, mas também que o Estado mantenha estruturas boas para o trabalho dos policiais”, disse. 

Em nota, a SSP (Secretaria da Segurança Pública) afirmou que o custo do aluguel é de competência da administração municipal. A pasta ressaltou também que acompanha junto à Prefeitura as negociações em relação ao imóvel e que, se necessária, eventual alteração de endereço do 4º DP não trará prejuízos às ações da Polícia Civil na região.

A Prefeitura de Mauá não se manifestou sobre o tema até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;