Setecidades Titulo Ensino Superior
Curso da Fatec São Bernardo está entre os mais buscados

Automação Industrial recebeu 529 inscrições para 40 vagas, sétimo maior índice do Estado

Por Bia Moço
Especial para o Diário
19/12/2017 | 07:11
Compartilhar notícia
Gastão Guedes/Divulgação


 O curso de Automação Industrial da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado) de São Bernardo está entre os dez mais concorridos do Estado para o vestibular 2018. A carreira recebeu 13,23 candidatos para cada uma das 40 vagas disponíveis. Foram 529 inscritos.

A graduação tecnológica de Gestão de Negócios e Inovação da Fatec Sebrae, localizada no bairro de Campos Elíseos, na Capital, foi a campeã entre as mais de 60 unidades existentes em São Paulo, com 20,69 candidatos por vaga. Mais de 700 inscritos vão disputar os 35 postos oferecidos no período da noite. Ao todo, 62 mil pessoas se inscreveram para o exame, que será realizado no dia 14 de janeiro de 2018.

O segundo curso com maior demanda é o de Marketing, também da Fatec Sebrae, com relação de 16,69 candidatos por vaga. A procura por Análise e Desenvolvimento de Sistemas também é alta. A carreira aparece entre as mais procuradas nas Fatecs Zona Leste, Carapicuíba, São Paulo e Sorocaba.

Assim como os dois primeiros colocados, outros dois cursos do eixo tecnológico de Gestão e Negócios estão entre os dez mais buscados no Estado: Gestão Financeira, na Fatec Osasco, e Gestão Empresarial, na Fatec Indaiatuba.

Conforme o professor Cláudio dos Santos, diretor da unidade de São Bernardo, a procura surge da demanda da própria região. “A cidade de São Bernardo é muito industrializada, o que faz com que o interesse pelo curso de Automação Industrial aumente cada vez mais. Há muitas empresas, ou seja, a oportunidade de emprego é maior, e a mão de obra é alta.”

A crise econômica muda a visão de candidatos, que muitas vezes, deixam o sonho de lado para cursar opção que traga retorno rápido, explica Santos. “O aumento do interesse se dá, também, por termos um quadro de professores preparados e aulas práticas. O foco do curso é dar a melhor capacitação possível, assim o aluno sai apto para encarar o mercado de trabalho.”

Informática para Negócios, também ofertada pela unidade de São Bernardo, recebeu 265 interessados para 40 postos.

 

DEMAIS CIDADES

Outro curso que se destaca entre as Fatecs da região é o de Mecânica Automobilística, na Fatec de Santo André. Ao todo são 385 inscritos para 40 vagas no período noturno. Já a carreira de Eletrônica Automotiva, oferecida na mesma unidade, recebeu 209 inscrições para 40 oportunidades.

Em São Caetano, a graduação em Segurança da Informação foi procurada por 285 pessoas, sendo que há apenas 40 vagas. Análise e Desenvolvimento de Sistemas também se destacou, com 281 inscritos para as 40 oportunidades existentes.

Na unidade de Mauá, os destaques foram as carreiras de Logística (6,7 candidatos por vaga) e Fabricação Mecânica (5,15).

Diadema, que conta apenas com o curso de Cosméticos, nos períodos manhã e noite, obteve índices de 2,70 e 3,98 de procura por posto, respectivamente.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;