Memória Titulo
Afonso, Julinho e Sadao para sempre

A Prefeitura de São Bernardo acatou sugestão desta página Memória e deu o nome de Afonso Monteiro da Cruz, Julinho de Grammont...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo acatou sugestão desta página Memória e deu o nome de Afonso Monteiro da Cruz, Julinho de Grammont e Sadao Higuchi a três escolas municipais. Neste sentido, o prefeito Luiz Marinho sancionou três leis municipais, derivadas de projetos do próprio Executivo.

Afonso Monteiro da Cruz (Salgueiro, PE, 7-5-1936 - São Bernardo 15-1-1990) veio para o Grande ABC em 1952. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo (1967 a 1969) e da Junta Governativa que dirigiu o mesmo sindicato em 1980, quando deu posse à diretoria de Jair Meneguelli, contrariando o regime militar.

O nome de Afonso foi dado à escola do Jardim Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua Valdomiro Luiz.

Sadao Higuchi (Tibiriçá, Bauru, SP 2-1-1947 - Bragança Paulista, SP 13-6-1998). Veio menino para São Bernardo e ajudou os pais na granja da família, que ficava na Vila Santa Terezinha. Trabalhou no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema entre 1973 e a data do seu falecimento. Chegou ao posto de administrador da entidade.

Seu nome foi dado à Escola Municipal da Rua Cabral da Câmara, 300, no Bairro Planalto.

Demerval Júlio de Grammont (Botucatu, SP, 14-4-1952 - São Bernardo, 26-11-1998) Jornalista. Atuou na imprensa paulista (TV e jornais). Destacou-se como um dos fundadores do ABCD Jornal, veículo alternativo que assumiu o papel da Tribuna Metalúrgica quando esta foi impedida de circular, em 1977. Foi editor da Folha Bancária e do jornal do Fundo de Greve dos metalúrgicos.

O nome de Julinho foi dado à escola municipal do Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais da Educação Ruth Cardoso), na Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, Bairro Planalto.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 1º de dezembro de 1979

Manchete - Estudantes tumultuam visita do presidente. Para Figueiredo, é prova de que existe democracia.

Editorial - Sem peias, desmoraliza-se a função pública.

Movimento estudantil - Ampliam-se protestos contra as sobretaxas. Adesão dos alunos de cursos secundários de São Bernardo.

Saúde - Hospitais do Grande ABC pedem isenção do ISS às prefeituras.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Opções para o transporte individual.

Ribeirão Pires - Sítio do Francês pede melhorias em acostamento da estrada que interliga a cidade à Suzano.

Futebol - Começa a decisão: Santo André x Marília quarta em Araraquara.

Música - Maria Alcina hoje na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo.

Polícia - Maníaco invade casas em São Bernardo.

EM 1º DE DEZEMBRO DE...

1929 - Edwin Lowe inventa o jogo do Bingo, chamado de tômbola pelos italianos.

1938 - Pilar Futebol Clube passa a se chamar Associação Esportiva Mauá.

1939 - Hanji Maki nasce em Bandeirantes (PR). Estudou em São Paulo e veio ainda jovem para Santo André. Tornou-se fotógrafo. Hoje é comerciante em Vila Santa Terezinha e presidente da União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André.

1994 - Anunciado oficialmente o fim da Autolatina, marca nascida da fusão da Ford com a Volkswagen no Brasil.

HOJE

Dia Internacional da Luta contra a Aids, Dia do Casal, Dia do Imigrante, Dia do Numismata, Dia do Ferreiro, Dia da União na Romênia.

Feriado em Portugal: restauração da Independência em 1640.

SANTOS DO DIA

Cândida de Roma, Elói, Maria Clementina Anuarite e Naum.

Elói. Bispo francês. Faleceu no ano 659.

Maria Clementina Anuarite (Wamba, África 1939 - 1964). Pertencia à Congregação Religiosa da Sagrada Família. Foi uma das numerosas vítimas da revolta dos simbas.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Cultura FM (103,3) - "Tema e variações". Compositores e seus pseudônimos: Fernando Lobo e Robert Schumann. Apresentação: maestro Júlio Medaglia; produção: Marta Fonterrada. Hoje, às 11h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;