Economia Titulo
Bancários e Fenaban farão texto conjunto sobre assédio
28/08/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Na primeira reunião da Campanha Salarial deste ano, os bancários e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) voltaram a discutir temas pendentes do ano passado. Um desses temas é o assédio moral, que preocupa tanto os trabalhadores quantos as empresas e deve se transformar em um texto único redigido pelas duas partes, que será utilizado como manual de conduta nas instituições.

"Os bancos estão preocupados com o assunto porque isso já começa a afetar a imagem deles. Com isso, estamos analisando a construção de um texto em conjunto com a Fenaban para buscar soluções quanto à questão", comenta Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Central Única dos Trabalhadores).

Outro ponto pendente de 2007 é a cláusula da convenção coletiva que se refere a 13ª cesta-alimentação conquistada na última campanha pela categoria. De acordo com o dirigente, os trabalhadores com mais de seis meses de afastamento de suas funções não receberam o benefício. No entanto, a pauta reivindicava pagamento do abono para todos, sem excluir os trabalhadores de licença. "Não foi isso que negociamos. Queremos que este ano a cláusula seja cumprida", disse Freitas.

Calendário - A primeira reunião também estabeleceu as datas e temas que serão debatidos nos próximos encontros. Os bancários fazem negociação única em todo o País, dividindo as negociações por assunto.

No dia 2 de setembro, o debate tratará das questões relacionadas à saúde, segurança e condições de trabalho dos bancários.

No dia 9, o tema da rodada é sobre emprego, jornada de trabalho, terceirização, estabilidade, entre outros.

Os dias 16 e 23 serão destinados para o debate das questões econômicas, como o reajuste salarial - a categoria reivindica aumento real de 5% -, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), benefícios e valorização do piso dos bancários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;