Internacional Titulo
Vietnamitas ainda sofrem conseqüências da guerra
Do Diário do Grande ABC
26/04/2000 | 09:49
Compartilhar notícia


Milhoes de vietnamitas continuam sofrendo as conseqüências do ``agente laranja' e dos artefatos explosivos que causaram milhares de mortos e de feridos desde que terminou a guerra do Vietna, há 25 anos.

O conflito pode ter terminado, mas continua matando, mediante mutaçoes genéticas, os filhos dos combatentes ou dos civis que foram contaminados pelos 72 milhoes de litros de produtos químicos, a metade deles de ``agente laranja', lançados pela força aérea americana no Vietna, de 1962 a 1971, para desmatar as zonas em que se encontravam os guerrilheiros vietnamitas.

``O agente laranja causou uma vítima em cada mil habitantes, e muitos já morreram', disse o professor Hoang Dinh Câu, conhecido no Vietna por suas longas investigaçoes sobre as conseqüências dos esfoliantes químicos no homem e na natureza.

As províncias mais afetadas pelos produtos químicos norte-americanos sao as situadas ao longo da famosa pista Ho Chi Minh no maciço montanhoso de Truong Son, fronteira com o Laos, onde o ``agente laranja' provocou inúmeros casos de câncer, abortos e deformaçoes genéticas.

``As conseqüências dos produtos químicos americanos continuam sendo extremamente graves, e continuarao persistindo até meados do século XXI' no Vietna, país de 77 milhoes de habitantes, estimou o professor Câu.

Somente na província de Quang Tri (centro), onde se encontrava a Zona desmilitarizada que separava o Vietna do Norte e o Vietna do Sul durante o conflito, foram registradas mais de 15 mil vítimas do ``agente laranja' dentro de um censo organizado em 1998, cujos resultados nao foram oficialmente publicados ainda pelo governo vietnamita.

Cerca de duas mil pessoas morreram em conseqüência da açao do produto químico usado pelo exército americano nessa província, onde foram registrados os combates mais violentos da guerra do Vietna.

No resto do país, centenas de milhares de pessoas foram afetadas pela exposiçao direta ou indireta ao ``agente laranja' ou pela contaminaçao através da cadeia alimentar, e 76 mil crianças nasceram com deformaçoes.

Segundo os resultados de um estudo publicado no mês passado, em Washington, pela força aérea americana, a exposiçao ao ``agente laranja' aumentou consideravelmente os casos de diabetes entre os pilotos e o pessoal de terra dos Estados Unidos que participaram na Guerra do Vietna.

Por outra parte, os vietnamitas sao vítimas de bombas de diversos tipos que ainda nao explodiram no país, e que causam todos os anos, desde que terminou a guerra, milhares de mortos e feridos. Durante a guerra foram lançados 45 milhoes de toneladas de bombas no Vietna.

``As bombas e os obuses causaram pelo menos 22 mil mortos e outros tantos feridos desde o final do conflito', declarou um funcionário do ministério do Trabalho e Assuntos Sociais, que pediu para nao ser identificado. ``Muitas das vítimas sao crianças', acrescentou a fonte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;