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Saiba como preparar alimentos saudáveis

Arquivo/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra


26/09/2011 | 00:00


O mais comum é se preocupar com a qualidade do alimento. Mas também é fundamental saber que ingredientes são usados em seu preparo. Excesso de sódio, glutamato monossódico e gordura hidrogenada podem acarretar uma série de doenças. Problemas renais, cardiovasculares e até o câncer de estômago são alguns deles. É possível substituir esses temperos artificiais por ingredientes caseiros tais como ervas frescas, salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, cebola, alho, entre outros. O modo como os vegetais são higienizados antes do preparo também é fundamental. As verduras devem ser lavadas folha por folha em água corrente. Depois é preciso higienizá-las colocando-as em uma vasilha limpa com 1 litro de água tratada ou fervida com uma colher de sopa de água sanitária. Deixe de molho por 30 minutos, escorra, lave e seque as folhas. Para dispensar o uso de óleo no preparo da comida, uma boa opção é preparar o arroz com panelas elétricas, das usadas pelos orientais. Para os legumes e verduras a pedida é prepará-los no vapor. Dessa forma os nutrientes ficam preservados e também se dispensa o uso de gordura. Por Carolina Abranches



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26/09/2011 | 00:00


O mais comum é se preocupar com a qualidade do alimento. Mas também é fundamental saber que ingredientes são usados em seu preparo. Excesso de sódio, glutamato monossódico e gordura hidrogenada podem acarretar uma série de doenças. Problemas renais, cardiovasculares e até o câncer de estômago são alguns deles. É possível substituir esses temperos artificiais por ingredientes caseiros tais como ervas frescas, salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, cebola, alho, entre outros. O modo como os vegetais são higienizados antes do preparo também é fundamental. As verduras devem ser lavadas folha por folha em água corrente. Depois é preciso higienizá-las colocando-as em uma vasilha limpa com 1 litro de água tratada ou fervida com uma colher de sopa de água sanitária. Deixe de molho por 30 minutos, escorra, lave e seque as folhas. Para dispensar o uso de óleo no preparo da comida, uma boa opção é preparar o arroz com panelas elétricas, das usadas pelos orientais. Para os legumes e verduras a pedida é prepará-los no vapor. Dessa forma os nutrientes ficam preservados e também se dispensa o uso de gordura. Por Carolina Abranches

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