Esportes Titulo
Calendário unificado volta a ser debatido pela Fifa
Da AFP
05/10/2004 | 10:14
Compartilhar notícia


O calendário internacional unificado - que começou a vigorar em 2002, e cuja aplicação encontra numerosos obstáculos - estará no centro dos debates da Comissão de Estudos Estratégicos e do Comitê Executivo da Fifa (Federação Internacional de Futebol). O evento será realizado nesta terça e quarta em Zurique (Suíça).

O tema já foi analisado em setembro pela Comissão de Futebol e pela Comissão Técnica e de Desenvolvimento da entidade. Concluíram que os jogadores, principalmente os internacionais, disputam jogos em demasia. As federações e as confederações podem planejar as datas de suas próprias competições a longo prazo. A Fifa aumentou o número de datas para os jogos internacionais, evitando deste modo uma viagem a mais para os jogadores. O número de datas reservadas para as partidas internacionais são oito nos anos pares e 12 nos ímpares.

No entanto, persistem as dificuldades. Segundo as comissões, os clubes pressionam os jogadores para impedi-los de atender às convocações de suas seleções. Enquanto em alguns países, se aumentou o número de times e rodadas nos campeonatos nacionais, em outros foram criadas novas competições.

Para os especialistas, com o acúmulo dos jogos, o rendimento dos jogadores cai. Lembraram que a atuação dos grandes atletas na Copa do Mundo-2002, na Coréia do Sul e Japão e na Eurocopa-2004, em Portugal, esteve abaixo do que se esperava.

Tanto que será discutido a proposta do presidente da Fifa, Joseph Blatter, para a Copa do Mundo-2006, na Alemanha. Blatter sugere que no dia 14 de maio aconteça as últimas partidas para os campeonatos nacionais. De 15 a 22, do mesmo mês, seja o período de folga dos jogadores. A partir de 23 de maio, os técnicos poderiam preparar as seleções classificadas para o Mundial, que começará em 9 de junho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;