Turismo Titulo
As cores de NY
Da Redação
19/05/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Nunca a comunidade gay se sentiu tão forte e poderosa. E não estamos falando de Brasil, que após votação histórica no STF (Supremo tribunal Federal) neste mês conquistou o direito de adquirir uma união estável entre duas pessoas do mesmo sexo. A contagem regressiva é para Nova York, que no mês de junho comemora um dos maiores eventos GLBT do mundo: a Semana do Orgulho Gay (Pride Week), cujo tema será Orgulhosos e Poderosos.

O evento começa em 18 de junho, com o tradicional Rally do Rumsey Playfield, no Central Park, e termina em 26 de junho, com o Dance at The Pier 54, que reúne multidões no Hudson River Park.

A Heritage of Pride, que organiza as atividades desde o Stonewall em 1969 (primeiro movimento em defesa do orgulho gay) fará a apresentação dos eventos que promovem Nova York como uma das cidades mais gay-friendly do mundo.

Sobre a escolha do tema, Chris Frederick, diretor da organização explica que o momento está mais do que propício a trazer boas novas. "No ano passado observamos uma mudança de comportamento. Ficou cada vez mais evidente que o infame ‘não pergunte, não conte a ninguém' está desaparecendo. Com a defesa do casamento e muitas outras conquistas para a comunidade gay, estamos extremamente orgulhosos pela liberdade de mostrar o que somos. Nunca antes na história estivemos tão fortes e poderosos", conclui Frederick.

 

PROGRAMAÇÃO

Há vários destaques na animada e colorida semana. Nos dias 23, 25 e 27, das 10h às 16h30, é a vez do The Pride Ride, um passeio ciclístico por Manhattan, que explora a história e os principais pontos do movimento GLBT. O percurso começa nas imediações do Central Park e inclui piquenique no píer do cinematográfico Rio Hudson. Para quem não tem bicicleta, é possível alugá-la.

No dia 26, entre a 36th St e Fifth Avenue acontece a tradicional The March, ponto alto das comemorações. Iniciada como um movimento de luta pela igualdade dos direitos durante o Stonewall, atualmente está entre as mais respeitadas e contundentes caminhadas pela celebração gay, pela luta e reconhecimeno da causa e combate à AIDS. Turistas podem ficar à margem, como espectadores ou se unir ao coro que canta e dança, celebrando a vida, o amor e o respeito até West Village. A entrada é franca. Outras informações pelo site: http://www.nycpride.org




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;