Economia Titulo
Queda do dólar não deve reduzir exportações totais do País
Da ABr
12/09/2010 | 07:13
Compartilhar notícia


A tendência de queda da cotação do dólar observada na semana passada deve continuar no curto prazo, por conta da expectativa de forte entrada de dólar no País com a capitalização da Petrobras. Apesar disso, especialistas não esperam que isso reduza as previsões de exportações totais do País.

A pesquisadora de Centro de Estudos do Comércio Exterior do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Fundação Getulio Vargas) Lia Valls Pereira lembra que cerca de 60% das exportações são de commodities agrícolas, minerais e siderúrgicos, itens mais afetados pela demanda mundial.

"As commodities estão em alta de preço bem marcante", afirmou. Com isso, pode haver alguma redução na quantidade exportada, no entanto, os preços mais elevados compensam a menor quantidade.

Lia diz que a queda na cotação do dólar pode impactar as pequenas empresas. "Para elas o câmbio é fundamental. A empresa pode jogar o produto no mercado interno. Os efeitos (da redução da cotação do dólar) são setoriais." As pequenas observam a tendência da cotação do dólar a médio prazo para tomar a decisão de direcionar os produtos para o mercado externo ou interno.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;