Cultura & Lazer Titulo
Massacre do Hino Nacional
Luís Felipe Soares
Sara Saar
03/05/2011 | 07:02
Compartilhar notícia


Símbolo brasileiro, o Hino Nacional merece respeito. A pressão de interpretá-lo chega a colocar cantores em situações extremamente perigosas e, por muitas vezes, vergonhosas. O último caso envolveu o sertanejo Luan Santana, que massacrou a canção em performance recebida de maneira negativa por parte do público. Clique aqui para assistir ao vídeo. 

O cantor foi o convidado deste ano para etapa brasileira da Fórmula Indy em São Paulo e se apresentou no domingo. Mas sua voz e estilo musical não agradaram à maioria dos fãs de autovelocidade que estavam ali para vibrar com a corrida. Ele acabou sendo vaiado por parte dos presentes.

Em sua primeira interpretação da música, o cantor sertanejo sentiu a pressão e se mostrou nervoso em todo o momento em que esteve no palco - sendo que cantou quase toda a letra com os olhos fechados. A performance gerou uma série de protestos na internet. Houve comentários sobre o momento de "vergonha" e "humilhação" causado pelo artista aos demais brasileiros e como ele massacrou a música. Alguns internautas alegam que Santana desafinou durante a apresentação e que sua interpretação um tanto quando teatral da letra foi exagerada e inadequada. Sobre esse aspecto, o rapaz chegou a afirmar que queria era mesmo passar mais emoção.

As complicações envolvendo a apresentação do Hino Brasileiro já renderam alguns casos conhecidos. O mais marcante foi protagonizado pela cantora Vanusa. Em março de 2009, ela foi convidada para participar de evento da Assembleia Legislativa de São Paulo, misturou estrofes e perdeu todo o ritmo para seguir até o fim. O vídeo da performance se tornou um grande sucesso meses depois.

O modelo de apresentações com convidados especiais é bastante utilizado nos Estados Unidos. Lá, é comum ver artistas como Mariah Carey, Christina Aguilera e Jessica Simpson cantando o hino.

INTERPRETAÇÃO
Para a professora de canto Maria Cecília de Oliveira, da Fundação das Artes de São Caetano, o hino tem condução melódica benfeita, caráter que favorece o canto em coletividade. "É bem escrito nos moldes daquela época, o início do século 20", afirma. "O hino não apresenta uma melodia altamente complexa, mas não é tão simples. É bem construída", reforça a professora.

A letra possui diversas palavras que já caíram em desuso. "O cantor tem por obrigação entender o que está falando. Precisa fazer uma análise textual", diz. E completa: "Não é simples cantar o hino de cor devido à sua extensão. São várias estrofes longas".

O principal obstáculo seria a falta do hábito em cantar o hino. "Houve período em que alunos cantavam diariamente dentro das escolas com professores de música afinados. Acredito que agora não ocorra essa exigência", compara. Sem segurança, o cantor nervoso fica com a voz trêmula, o que colabora para desafinar, esquecer a letra ou fugir da melodia.


Público se sentiu ofendido

O fato de Luan Santana não ter sido muito bem recebido pelos fãs de automobilismo não se apoiou em possível preconceito com o gênero do qual é ídolo. Sua performance vocal exagerada teria sido encarada como um desrespeito a esse símbolo nacional.

"Outros artistas já interpretaram o hino. Ano passado, Daniela Mercury não teve problemas com o público. O fato foi que faltou respeito ao nosso País durante a execução", acredita Thiago dos Santos Silva, que sempre assiste as corridas da modalidade.

O morador de Mauá conta que todos que estavam no setor E (primeira arquibancada na curva da vitória) vaiaram o músico. "Nenhuma pessoa estava aplaudindo o Luan. Ele cantando parecia que estava brincando com a letra. Acabou parecendo mais uma ‘molecagem' do que uma homenagem", diz.

Logo quando Santana foi anunciado e, antes mesmo de começar a cantar, parte dos presentes iniciou as vaias. Silva explica que foi um protesto ao hino nacional norte-americano, que havia sido interpretado pouco antes. "Todos os anos, antes e depois de começar o hino americano, o público se manifesta contra".

O hino dos Estados Unidos foi executado pela cantora Luciana Mello. A boa performance era esperada também quanto ao símbolo brasileiro. "Em nenhum momento interrompemos a apresentação dela (Luciana Mello). A gente só esperava que a apresentação do Brasil estivesse à altura", analisa.

Além de receber algumas vaias das arquibancadas armadas para o GP da Fórmula Indy, o cantor foi também alvo de muitas críticas via Twitter e Facebook. "Luan Santana não, isso é tortura", "Luan Santana, momento vergonha alheia da Indy brasileira!", "Luan Santana assassinando o Hino Nacional. Tá até dando saudades da interpretação da Vanusa.", foram algumas das frases postadas em protesto.

A má impressão deixada pelo cantor faz com que a performance na edição do ano que vem da corrida ganhe alta expectativa. "Luan Santana exagerou na interpretação e desafinou demais. Espero que isso não aconteça nos próximos anos", finaliza Silva. (Luciane Mediato)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;