Cultura & Lazer Titulo Exposição
Argentina hoje, em São Paulo
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
06/07/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Tão próxima e tão desconhecida a arte contemporânea argentina ganha a partir de hoje um grande evento em São Paulo, passo importante no processo de preenchimento desta lacuna. A exposição Argentina Hoy - cujas obras selecionadas foram produzidas a partir do ano 2000 - permanecerá no CCBB São Paulo (tel.: 3113-3652) de hoje a 30 de agosto, seguindo para o CCBB Rio.

Trinta e três artistas selecionados apresentam 63 obras em diferentes linguagens - pintura, escultura, vídeo, fotografia. Sobressai uma forte herança pictórica figurativa, fruto da influência européia.

Argentina Hoy tem curadoria binacional: o brasileiro Franklin Espath Pedroso, participante da seleção de galerias da ArteBA, Feira de Buenos Aires, e a argentina Adriana Rosenberg, diretora da Fundação Proa em Buenos Aires, responsável pela participação argentina em bienais de Veneza, São Paulo e Mercosul.

Franklin considera que iniciativas como a dessa mostra amenizarão, a longo prazo, nossa ignorância sobre a produção dos hermanos. "Temos um olhar mais voltado para Europa e Estados Unidos do que para nossos vizinhos", comenta. Ele observa que há alguns anos isso também ocorria com os artistas brasileiros, mas o trabalho de formiguinha de galeristas e curadores mudou essa realidade.

Felizmente, o intenso esforço da organização não foi afetado pela gripe suína que coloca a Argentina em estado de alerta. Obviamente com os devidos cuidados, serão recebidas dezenas de artistas argentinos no País, conforme atesta o curador.

Os organizadores destacam dois exemplos emblemáticos de referência à história da arte, muito presente na Argentina através da representação figurativa. São O Espinário, de Sandro Pereira, escultura feita com goma, espuma e alfinetes, que faz uma releitura das clássicas esculturas gregas, e La cena, de Nicola Constantino, obra que num primeiro olhar parece apenas ser a imagem de uma grande mesa sobre a qual está uma enorme bandeja com restos de um jantar. Aos poucos, no entanto, "a foto se abre" exibindo à mesa, sobre a enorme bandeja, o corpo nu da artista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;