Memória Titulo
A memória na imprensa, em Trento e em São Bernardo

TRENTINO EMIGRAZIONE: nº 48, maio 2009. Publicação da província italiana de Trento

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/07/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


1 - TRENTINO EMIGRAZIONE: nº 48, maio 2009. Publicação da província italiana de Trento, com vários artigos voltados à memória. Três exemplos da edição:

* O trem da memória, que percorre campos de concentração de prisioneiros da 2ª Guerra Mundial;

* O livro que reconstituiu a figura de Andréas Hofer, herói tiroles que há 200 anos comandou uma rebelião contra tropas franceses e da Bavária que invadiram Tirol;

* O livro que narra a saga da família Nicolodi, que emigrou para o Brasil, fixando-se no Rio Grande do Sul.

2 - IL TRENTINO: nº 287, abril 2009. Publicação mensal da mesma província de Trento, também com espaço voltado à memória social, sempre com informações e experiências que podem ser adotadas por nós.

Um caso: a seção Atraverso i secoli, que seria a nossa página de Memória, sempre com ilustrações. Uma delas traz uma placa datada de 1881 que conta: "In questa casa tra questa gente intenta alle pazienti fatiche della montagna nacoue Alcide de Gasperi, il 3 aprile 1881".

Ou seja: naquela casa nasceu o trentino Alcide de Gasperi que deixou a sua terra para, "con fede in Dio", lutar pela libertação da Itália e da Europa.

Nós, do Grande ABC, não temos este hábito de assinalar pontos marcantes das sete cidades, com as exceções oficiais de registros de bens tombados pelas prefeituras.

Mas, por que não colocar uma singela placa no Estádio Américo Guazzelli, em Santo André, para dizer que ali Pelé marcou o seu primeiro gol como atleta profissional em 7 de setembro de 1956? Ou então uma placa na Praça Lauro Gomes, em São Bernardo, para que as novas gerações fiquem sabendo que ali existiu o estádio de futebol do Palestra local? Ou outra placa em casarão do bairro de Eldorado, em Diadema, onde a Academia do Palmeiras fazia suas concentrações?

Os exemplos do futebol podem se transformar em de eventos políticos, sindicais, econômicos, sociais, todos voltados às efemérides maiores do Grande ABC. Trento ensina; assimilemos, pois.

3 - COMUNIDADE SÃO JOÃO BATISTA. Publicação bimensal da Paróquia de Rudge Ramos: ano 6, nº 31, jun e jul 2009.

Mas o Grande ABC também tem o que ensinar. Essa revista da Igreja em Rudge Ramos é muito bonita e o número atual, particularmente, publica um lindo artigo sobre os 80 anos da festa junina do bairro, assinada por Cristiane Riberti e ilustrada com fotos, cartaz de 1946 e a história dos santos Antonio, João e Pedro.

Um bom exemplo de como a Igreja pode se comunicar com o seu povo.

4 - O CAMINHANTE, jornal-revista da primeira paróquia do Grande ABC, a de Nossa Senhora da Boa Viagem: ano 15, nº 181, jul 2009.

Trata-se de mais um ótimo modelo de comunicação social-histórico-religiosa da Igreja, com destaque para a coluna Recordações, do padre Romano Bevilacqua, e para a página Vida em Comunidade, de João Nascimento.

Agora que a Boa Viagem prepara-se para escrever o livro dos seus 200 anos (1812-2012), é importantíssimo sistematizar o que O Caminhante vem anotando em 15 anos de estrada, em especial a coluna do João, que narra dia a dia o que aconteceu por essas plagas.

NOTÍCIA
Padre Romano Bevilacqua, lúcido e saudável aos 88 anos, completa, em 29 de junho, 64 anos de sacerdócio. "Sessenta e quatro anos servindo a Deus e Seu povo", festeja João Nascimento.

Poesia
A jornalista Maria Angélica Ferrasoli (ex-Diário) obteve o terceiro lugar na categoria poema em concurso literário da 9ª Feira de Livros de Ribeirão Preto. Segue o seu trabalho:

Querida Cora
Poema de Angélica Ferrasoli

Pelas ruas de Goiás Velho
Uma neblina nova esconde Cora
É manhã e seus pequenos pés de menina caminham rápidos
Há um caminho a se fazer antes da aurora
Ninguém a acompanha nesse começo de dia
Mas a luz de seus olhos enxerga o tempo que vem
Na densidade aérea da cerração
Ser Cora é destino. Coralina será silêncio ou será canção?
O aroma do café forte enche a cidade
A menina sonha os doces e as delícias
Tessituras de flor, cheiro de chuva, recheio de lua
Anda um poema inteiro espalhado por Cora em cada rua
Escorre calda, lambuza ladeiras, adoça olhares
A poeta cresce como as plantas sem espinho
Vinga e brota em palavras, paixões, poemas
Seu perfume desabrocha a mulher e ela, só ela, faz seu caminho
Assim vai Cora, doce e etérea, firme e suave, moça e velha
Criança a sonhar pela cidade
Mel nos lábios, estrelas nas mãos, o sentimento do mundo transbordante
Na neblina do efêmero que é só eternidade.

Charges
Odayr Miguel de Lima lança o volume 2 do livro Traços e Troças, sob o título O retorno. São 120 charges, sobre vários temas, publicadas no jornal Mais notícias. O traço é rico, o texto é sutil e hilário, a contribuição à memória e aos costumes é importante. Anotamos dois únicos senões: 1) a repetição do desenho da capa; 2) o mesmo texto para o prefácio e apresentação, mesmo com autores diferentes. Do mais, nota 10, Odayr.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 6 de julho de 1979

Manchete - Gasolina para carro não será racionada

Petroquímica - O Tribunal de Justiça de São Paulo, por três votos a um, decidiu ontem acolher representação da Prefeitura de Mauá solicitando a redivisão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias, recolhido pela Petroquímica União, localizada em Capuava. Até então o imposto ficava integralmente com Santo André.

Santo André - Poluição volta a causar queixas.

São Bernardo - Implosão vai destruir pontilhão da Via Anchieta para ampliação do trevo do Taboão, localizado no Km 14.

EM 6 DE JULHO DE...

1934 - Maria Iracema Rocca nasce em Ribeirão Pires. Professora, deu vida ao Museu Municipal Família Pires, hoje desativado à espera de um espaço digno da importância histórica da cidade.

1994 - Criado o Departamento de Água e Esgoto, o DAE de São Caetano.

SANTOS DO DIA
Domingas, Isaias e Maria Goretti (virgem e mártir).

NAS ONDAS DO RÁDIO
Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - O Pulo do Gato. A partir de hoje o programa ganha mais 30 minutos e passa a ir ao ar das 5h30 às 7h. É um dos mais tradicionais do rádio, mantendo o recorde de permanência no ar com suas características: mesma emissora, mesmo horário e mesmo apresentador. Apresentação: José Paulo de Andrade. De segunda-feira a sábado, das 5h30 às 7h.

LINHA DO TEMPO
1973, 2 de abril - Estreia O Pulo do Gato, com meia hora de duração.

1977, 4 de abril - Programa ganha mais 30 minutos.

2003 - José Paulo de Andrade é eleito o melhor âncora pela APCA.

2009, 6 de julho - O programa passa a ter uma hora e meia.

FRASE
"A energia de José Paulo de Andrade, meia hora mais cedo, vai ajudar o paulistano a ter um dia melhor" (José Carlos Carboni, diretor de jornalismo da Rádio Bandeirantes).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;