Setecidades Titulo
Iesa acaba com ensinos médio e fundamental em Sto.André
Rita Norberto
Do Diário do Grande ABC
13/10/2003 | 21:21
Compartilhar notícia


O Iesa (Instituto de Ensino Superior de Santo André) resolveu acabar com as classes de ensinos fundamental e médio neste ano. A partir de 2004, o Iesa terá apenas ensino superior – iniciado há 30 anos com o curso de Ciências Contábeis. Segundo o diretor-geral, o professor Sérgio Lazzarini, trata-se de uma questão estrutural. “Os cursos superiores estão se desenvolvendo muito e em 2004 vamos ocupar todas as salas de aula. Tivemos de fazer esta opção.”

Atualmente, as mesmas salas são utilizadas durante o dia pelas crianças e, à noite, pelos alunos da faculdade. Porém, segundo o professor, a procura pelos cursos superiores vem crescendo ano a ano. “Nos últimos três anos tivemos um crescimento de 40%”, explicou. Com a mudança, a intenção é que as estruturas física, administrativa e pedagógica sejam dedicadas ao ensino superior. Atualmente, são 1,3 mil alunos matriculados em oito cursos diferentes, todos no período noturno. Com o fim dos ensinos fundamental e médio, também haverá faculdade nos períodos da manhã e tarde.

Tradição – O Iesa foi fundado em 1939 no Centro de Santo André. Em princípio, o instituto oferecia apenas o ginasial (atual educação fundamental). Atualmente, existem 200 alunos cursando da 1ªa 8ªsérie no instituto. Na parte da manhã, há o ensino médio, mas somente com um única classe com 35 alunos. Os 1º e 2º anos já foram encerrados.

O Iesa faz parte da tradição de Santo André e algumas pessoas públicas passaram por lá. É o caso do atual presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Santo André, Luiz Antônio Lepori. Ele foi um dos alunos do ginásio do Iesa. “Lamento profundamente o fechamento. O colégio é fantástico, tenho muitas recordações.”

Com o fechamento das classes, o Iesa ofereceu como alternativa aos pais a possibilidade de uma transferência para o Colégio Gradual. “Como diretor, sinto não poder abrigá-los, mas acredito que será uma transferência tranqüila”, disse Lazzarini.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;