Política Titulo
Saramago elogia Lula e diz que o Brasil está no caminho certo
Do Diário OnLine
13/10/2003 | 18:17
Compartilhar notícia


O escritor português José Saramago fez elogios rasgados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira à tarde, em São Paulo. Único escritor lusófono a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998, Saramago disse também que o Brasil "está no caminho certo", apesar de parte da opinião pública cobrar resultados rápidos do presidente Lula.

Comunista assumido, o escritor português fez críticas aos partidos de esquerda em todo o mundo. Ele afirmou que o socialismo praticamente inexiste na Europa e avaliou que os partidos de esquerda latino-americanos estão caminhando cada vez mais em direção de ideais de direita, como o neo-liberalismo. Nas palavras de Saramago, a esquerda "atravessa um deserto", sem idéias compatíveis com o mundo atual.

No campo da literatura, o vencedor do Nobel revelou que trabalha atualmente numa obra intitulada 'Ensaio sobre a Lucidez', que seria um contraponto ao 'Ensaio sobre a Cegueira' – de sua autoria. O escritor previu que o livro será concluído no final deste ano e deverá ser lançado no Brasil em abril de 2004.

Saramago participou nesta segunda-feira, em São Paulo, de um fórum sobre educação, ao lado do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), e do ministro da Educação, Cristovam Buarque. À tarde, Saramago participou de evento promovido pela editora Moderna. Modesto, ele disse que não entendia porquê a imprensa brasileira queria ouvi-lo numa entrevista coletiva.

Com informações da Rádio CBN




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;