Internacional Titulo
ONU está discutindo resolução sobre Ucrânia
Por
13/03/2014 | 00:36
Compartilhar notícia


O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) está discutindo uma possível resolução que reafirmaria a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, afirmou um diplomata do conselho na noite de ontem.

O diplomata disse que a resolução teria como objetivo mostrar a forte oposição na ONU à tomada da Crimeia pela Rússia. Os russos, que fazem parte do conselho permanente, muito provavelmente vetarão qualquer resolução.

Outro diplomata da ONU disse que há a expectativa de que a China, um aliado próximo da Rússia que se manifestou a favor da soberania da Ucrânia, irá se abster da votação, em vez de se juntar aos russos no provável veto. Ele também revelou que há uma discussão se a resolução deve ser votada antes ou depois do referendo na Crimeia.

Na tarde desta quinta-feira, o novo primeiro-ministro da Ucrânia, Arseniy Yatsenyuk, falará ao Conselho de Segurança em uma reunião de abertura. Ele deve reiterar que o referendo que será realizado no domingo é ilegal sob a constituição do país.

Os diplomatas também disseram que a Ucrânia planeja levar a ocupação russa na Crimeia à Assembleia Geral da ONU na próxima semana, onde não há poder de veto. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;