Economia Titulo
China terá 12 mi de desempregados nos centros urbanos em 2007
Da AFP
13/03/2007 | 13:25
Compartilhar notícia


A China deve registrar 12 milhões de desempregados nos centros urbanos em 2007, com a chegada ao mercado de trabalho de 24 milhões de pessoas, indicou nesta terça-feira o ministro do Trabalho, Tian Chengping.

"Nesta situação, podemos compreender as pressões enormes que estamos sofrendo para gerar empregos", disse o ministro, em entrevista à imprensa, em Pequim.

O Estado deve criar este ano nove milhões de empregos, enquanto as aposentadorias devem liberar três milhões de vagas.

De qualquer forma os esforços serão insuficientes, devido ao número de pessoas - superior ao da população australiana - que deve chegar ao mercado de trabalho, entre elas cinco milhões de jovens recém-formados.

Além disso, cerca de cinco milhões de pessoas devem perder seu emprego, vítimas da reestruturação das empresas, somada à migração para as cidades de milhões de camponeses em busca de emprego.

Oficialmente, a taxa de desemprego urbano era de 4,1% no fim de 2006. O ministro Tian destacou que o governo está tentando manter esta taxa abaixo dos 4,6% em 2007.

Mas as cidades têm também 200 milhões de trabalhadores migrantes, que não constam nas estatísticas porque não possuem visto de residência, segundo dados citados semana passada pela agência oficial Nova China.

Daqui a 2020, cerca de 300 milhões de habitantes de regiões rurais podem migrar para os centros urbanos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;