Economia Titulo
Prazo para entrega da Rais é prorrogado até dia 30
Da Agência Brasil
19/03/2007 | 10:06
Compartilhar notícia


O Ministério do Trabalho prorrogou, até o próximo dia 30, o prazo para a entrega da declaração da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), ano-base 2006. Antes, o prazo estava estabelecido até a última sexta-feira.

Segundo o ministro Luiz Marinho, órgãos públicos pediram a prorrogação devido às dificuldades de preenchimento do campo da contribuição sindical, novidade introduzida no ano passado. A Polícia Federal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por exemplo, alegam o grande número de servidores - 10 mil e 5 mil, respectivamente.

Até a última quinta-feira, um dia antes do encerramento do prazo inicial, o ministério recebeu quase 4 milhões de declarações.

A Rais é um censo anual do mercado formal de trabalho, que disponibiliza informações sobre tipo de vínculo, remuneração, grau de instrução, data de nascimento e nacionalidade dos trabalhadores. Os dados obtidos viabilizam o pagamento do abono salarial a trabalhadores com renda de até dois salários mínimos, além de informações dos estabelecimentos sobre o tipo de atividade econômica, a variação nos diferentes setores da economia e o tamanho das empresas.

A principal novidade em relação ao ano anterior é a alteração da Cnae (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) que, além de ter as descrições modificadas, passa a ter códigos de sete dígitos.

Para entregar, é necessário acessar os endereços eletrônicos (www.mte.gov.br ou www.rais.gov.br) e baixar o Programa RaisNet2006, responsável pela transmissão do arquivo gerado pelo GDRais2006. O recibo da entrega estará disponível para impressão 15 dias após a entrega da declaração, nos mesmos endereços eletrônicos, na opção "Impressão de recibo".

Orientações quanto ao preenchimento das informações e aos procedimentos para instalação do programa GDRais2006 poderão ser obtidas na Internet, na opção Fale Conosco ou na Central de Atendimento do Serpro, pelo telefone 0800  7282326.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;