Setecidades Titulo
Billings é pólo turístico desperdiçado
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
24/03/2007 | 07:06
Compartilhar notícia


O abastecimento público não é a única vocação da Billings. A água e as matas ciliares ao redor da represa representam um enorme, mas inexplorado potencial turístico. As atividades de lazer estão esquecidas pelo poder público, e conseqüentemente, pela iniciativa privada, que não encontra incentivos para o investimento.

Locais apropriados para o desenvolvimento de projetos não faltam. Apesar da alta taxa de ocupação das margens, ainda existem áreas de manancial preservadas que poderiam tornar a Billings um pólo de diversão.

Mergulho, vela e rapel estão na lista de prováveis atividades a serem desenvolvidas na represa. O comerciante Cláudio Spaggari Ostheimer, proprietário do restaurante flutuante Nautilus IV, ancorado no Riacho Grande, ainda oferece passeios de barco na prainha, mas reconhece que o movimento caiu em função da qualidade da água.

“A represa está morrendo. Antigamente, as pessoas programavam seus passeios na Billings. Hoje, a poluição mudou tudo. É preciso fazer alguma coisa urgente para reverter esse quadro”, pede.

Segundo Ostheimer, as únicas iniciativas realizadas para promover o turismo na região são particulares. “Tenho amigos que desenvolvem atividades que visam a consciência ambiental, sem apoio”, afirma. Além de causar movimento fraco no comércio que vive da Billings, a poluição acabou com práticas tradicionais da represa, como a pesca.

O profissional de pesca Jair Rigotti lamenta a situação da represa, que já viveu sua época de ouro. “Lembro-me quando meu pai me levava para pescar na Billings. As pessoas faziam fila na Anchieta. Os pescadores até participavam de campeonatos em busca de carpas, tilápias ou bagres”, diz.

Para o professor de Turismo e Meio Ambiente da Universidade Metodista, Thales Monteiro, a implementação de projetos turísticos pode ser a salvação da Billings. “As pessoas que residem na região devem ser capacitadas para atuar como monitores ambientais. Apesar de render pouco lucro, possibilitam um resultado ambiental excelente.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;