Setecidades Titulo Reduzirá tempo de viagem em 30%
Adib Chammas já tem a 2ª alça

Prefeitura entrega obra que era aguardada há 28 anos, quando elevado foi inaugurado

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
11/12/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


 A Prefeitura de Santo André inaugurou, ontem à noite, a duplicação do Viaduto Adib Chammas para passagem de veículos. Desde setembro, quando foi entregue trecho final importante do equipamento – que liga a região central ao 2º Subdistrito –, o projeto estava na fase de acabamento. A cidade esperava a duplicação há exatos 28 anos, quando o projeto original da obra foi executado e entregue à população incompleto.

A conclusão da segunda alça do viaduto tem como objetivo reduzir o tempo de viagem dos moradores que precisam se deslocar de um lado a outro em 30%. Em uma das vistorias realizadas pelo prefeito reeleito Paulo Serra (PSDB), o chefe do Executivo comentou que cerca de 6.000 veículos passam por hora pelo viaduto. 

“(Essa duplicação) É um dos maiores resultados do nosso modelo de gestão, sendo um símbolo de integração da cidade. É significativo, já que deixaremos importante legado para sempre ao município”, disse o prefeito no evento de inauguração. A previsão inicial de entrega da obra era em janeiro de 2021, mas a possibilidade de antecipação se deu quando foi adotado o sistema tecnológico de cimbramento, que reduziu à metade o tempo estimado para instalação das aduelas – estruturas que ficam acima da Avenida dos Estados e do Rio Tamanduateí – que inicialmente seriam colocadas a cada 14 dias.

“Nós também não precisamos interditar o trecho da Avenida dos Estados, pois imagina o caos que seria para o trânsito ficar dois, três meses com esse trecho fechado. O impacto negativo desta duplicação foi bem menor”, analisou Paulo Serra.

Ainda na inauguração, o primeiro veículo a passar pelo viaduto foi a tradicional Carreta do Papai Noel, que integra a programação de fim de ano do município e que vai percorrer todos os bairrros. 

O investimento na duplicação foi de R$ 15,9 milhões, fruto de financiamento junto ao BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

PRÓXIMAS ENTREGAS

Em paralelo, de acordo com o prefeito, assim que a intervenção do Viaduto Adib Chammas entrasse na fase final, a Prefeitura daria início à recuperação do Complexo Castelo Branco, que liga a Avenida Prestes Maia à Avenida dos Estados e ao bairro Santa Terezinha. Esta intervenção foi dividida em duas fases, sendo a primeira de recuperação do viaduto e, na sequência, obras de reforço do equipamento. 

“A primeira etapa do reforço estrutural era necessária, pois não dava para mexer em nada do viaduto, e essa fase já foi finalizada. Agora, a partir de janeiro, o local receberá o asfaltamento”, completou o prefeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;