Economia Titulo Prejuízo de 50%
Sehal ingressa com ação para estender horário de restaurantes
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
11/12/2020 | 00:05
Compartilhar notícia


O Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) protocolou ontem ação judicial contra decisão do governo estadual – que integra as normas da fase amarela no combate ao novo coronavírus –, de limitar o fechamento de restaurantes e pizzarias até as 22h. O pleito é o de que possam receber clientes até 1h em dezembro, devido às confraternizações típicas do fim do ano e ceias de Natal e Ano-Novo.

Cerca de 8.000 empresas da categoria na região são diretamente prejudicadas, de acordo com Beto Moreira, presidente do Sehal. “Nos estabelecimentos que atuam, preferencialmente à noite, a perda é de aproximadamente 50% do faturamento com esse horário de funcionamento reduzido até as 22h”, estima. “Dezembro é o mês que, historicamente, esperamos para melhorar o faturamento e, principalmente, neste período de pandemia que prejudicou demais o setor, muitos nem conseguiram reabrir. A previsão era a de que, com as confraternizações e as ceias de Natal e Ano-Novo conseguíssemos estancar um pouco os prejuízos”, completa.

A ação, segundo Moreira, visa corrigir injustiça porque não há estudo que comprove que tais estabelecimentos, desde que seguindo todos os protocolos de segurança, possam funcionar como agentes propagadores de Covid. A demanda do setor também é para que possam realizar jantares com pessoas sentadas, com a capacidade de lotação de 60% – em vez de 40% – e música ambiente.

Ainda não existe prazo determinado para que a ação seja julgada. Porém, para ofício enviado ontem aos sete prefeitos, por meio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, com as mesmas cobranças, é esperada resposta em até três dias para que eles possam ter tempo hábil para efetivar reservas de fim de ano. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;