Economia Titulo
Advogado do Idec critica medição de ligações por pulso
Por Da Agência Brasil
03/03/2007 | 16:29
Compartilhar notícia


O advogado Luiz Fernando Moncau, do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), critica a medição por pulsos. “É uma unidade que o consumidor não consegue entender direito e contém uma pequena injustiça”.

Hoje, o pulso é usado só para medir e tarifar as ligações locais feitas de telefone fixo. Ligações à distância, interurbanas ou internacionais, e também as ligações feitas a partir de celular já são cobradas por minuto e permanecerão da mesma forma depois da mudança nas ligações locais.

“O pulso é uma medida pouco entendida, que quase não se usa mais no mundo, e o minuto é uma medida mais tradicional”, avaliou o presidente da Abrafix (Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Comutado), José Fernandes Pauletti.

Os descontos nas ligações locais, que já ocorrem atualmente na medição por pulsos, vão permanecer no novo sistema. Ou seja, ficará mais barato o minuto das chamadas feitas de madrugada, de zero hora às 6 horas, em qualquer dia da semana; as chamadas feitas das 14 horas à zero hora de sábados e em qualquer horário nos domingos e feriados.

“Na tarifação reduzida de hoje, o assinante paga só um pulso e fala quanto tempo quiser. No futuro, na tarifação por minutos também vai ser assim. Nos dois planos, haverá esse modo de medição em que a pessoa vai pagar uma taxa única”, contou o técnico da Anatel.

A partir de agora, as empresas de telefonia e a Anatel vão informar os assinantes sobre a mudança em campanhas de rádio, TV e em jornais de grande circulação. As contas de telefone também virão com informações sobre os planos estabelecidos pela Anatel. O presidente da Abrafix disse as empresas vão oferecer ainda um simulador para que o assinante avalie o melhor plano para seu perfil de consumo.

“Pode ser por telefone, no call center, ou pela internet. O simulador faz algumas perguntas para o consumidor, tais como o número de pessoas que usa o telefone na casa, quantos são jovens, se as pessoas trabalham fora e quantas pessoas ficam o dia inteiro, se as ligações são longas, se o acesso à Internet é discado etc. Com o simulador, o usuário poderá avaliar o melhor plano”, afirmou Pauletti.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;