Política Titulo
Novo ministro da fazenda já ocupou dois cargos no governo Lula
Por Do Diário OnLine
27/03/2006 | 18:56
Compartilhar notícia


O novo ministro da fazenda, Guido Mantega, ocupava a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico). Ele assumiu este cargo em 2004, após a saída de Carlos Lessa. Antes, ele já havia ocupado um cargo no governo Lula: o de Ministro do Planejamento.

Mantega nasceu em Gênova, na Itália, e veio para o Brasil quando tinha três anos. Formou-se em economia na Faculdade de Economia e Administração da USP (Universidade de São Paulo). Além disso, fez doutorado em Sociologia do Desenvolvimento na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Nesta época, fez parte de um grupo de pesquisas com o então professor Fernando Henrique Cardoso, que depois viria a ser Presidente da República.  

Como professor, o novo ministro deu aula de economia na Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas. Também ensinou a matéria em cursos de mestrado e doutorado da PUC (Pontifícia Universidade Católica).

Como político, Guido Mantega foi diretor de planejamento e chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo, de 1982 a 1992. Ele fez parte da gestão de Luiza Erundina na prefeitura da cidade (1982-1992).

A relação dele com Luiz Inácio Lula da Silva sempre foi estreita. Em todas as campanhas presidenciais (1989, 1994, 1998 e 2002) ele sempre atuou como um dos principais assessores do atual presidente. Na campanha que elegeu Lula, em 2002, Mantega foi um dos coordenadores do programa econômico do partido.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;