Turismo Titulo
Roteiros de charme
Por Eliane de Souza
Do Diário do Grande ABC
04/11/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Excetuando-se a boa companhia, uma viagem de sonhos deve priorizar a beleza do destino e o conforto da hospedagem. Melhor ainda se os dois itens estiverem juntos. E é isso que propõe a associação Roteiros de Charme, uma entidade privada, sem fins lucrativos, que reúne atualmente 50 hotéis, pousadas e refúgios ecológicos. Para fazer parte deste seleto grupo, os empreendimentos devem estar estabelecidos em localização privilegiada pela beleza natural ou pela importância histórica e oferecer um serviço que alie conforto, bom atendimento com respeito à natureza e responsabilidade social. Os empreendimentos têm, no máximo, 60 apartamentos e a mesma administração nos últimos dois anos.

"São hotéis que oferecem uma experiência de visita e não só uma hospedagem. O charme está em cada detalhe: na boa localização, no aconchego, no cuidado, no serviço e na preocupação socioambiental. Nesses locais, os hóspedes recebem um tratamento diferenciado sendo inclusive chamados pelo nome, por exemplo. São esses cuidados que caracterizam o charme", detalha o presidente do Roteiros de Charme, Helenio Waddington.

Mais de uma centena de hoteleiros candidata-se anualmente aos quadros do Roteiros de Charme e ser aceito não significa garantia de permanência. Os hotéis com a grife Roteiros de Charme têm sido refúgio de hóspedes com terceiro grau completo e renda superior a 30 salários-mínimos. Segundo dados da associação, 25% das reservas desses hotéis é feita por causa da grife Roteiros de Charme.

É possível combinar hospedagem de luxo com paisagens deslumbrantes em 13 Estados do Brasil e em 42 destinos turísticos. Para facilitar a procura, a associação classifica os empreendimentos de acordo com a proposta de cada hotel. A classificação é feita por pedras preciosas: esmeralda, topázio-imperial, água-marinha, ametista e cristal. Para exemplificar, a ametista representa as pousadas ou refúgios num paraíso ecológico, onde o serviço despretensioso e a decoração guardam identidade com a região.

A associação também possui um programa de fidelidade. O cliente torna-se um roteirista se, no período de um ano, hospedar-se em quatro diferentes hotéis ou pousadas associados. A partir daí, o hóspede ganha vantagens nas hospedagens seguintes.

NOVOS INTEGRANTES - Dois novos hotéis integram o seleto grupo Roteiros de Charme: a Pousada do Engenho, em São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul, e o Hotel Villa Bahia, em Salvador, Bahia. O novo guia da associação, com o serviço completo dos 50 hotéis e pousadas do Roteiros de Charme, será lançado ainda neste mês.

A Pousada do Engenho fica na serra gaúcha a cerca de 120 quilômetros de Porto Alegre. O empreendimento conta com cabanas equipadas com ofurôs, lareira e banheira de hidromassagem em cenário totalmente integrado com a natureza.

Já o Hotel Villa Bahia fica no Pelourinho, em Salvador. São dois casarões dos séculos 18 e 19, inteiramente reformados e decorados. Oferece 17 apartamentos de luxo, uma piscina, dois pátios exuberantes, um terraço com vista panorâmica para o Pelourinho, sala de estar e leitura, restaurante e bar. A decoração do hotel faz referência aos principais momentos históricos da navegação portuguesa, as suas conquistas, as feitorias instaladas na África e na Ásia e as rotas marítimas relacionadas ao comércio de especiarias.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;