Política Titulo São Caetano
PTB fecha com Pinheiro e ameaça punir dissidentes

Campos Machado indica Salgado à vice e desautoriza petebistas de irem com Auricchio

Por Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
18/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Presidente do PTB estadual, Campos Machado ameaçou cassar a candidatura de petebistas de São Caetano que não aderirem à reeleição do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) em outubro e se aliarem ao projeto do ex-prefeito e pré-candidato ao Paço pelo PSDB, José Auricchio Júnior.

O mandatário oficializou ontem apoio da sigla ao peemedebista e encaminhou o nome do vereador Jorge Salgado (PTB) como vice do chefe do Executivo, em evento realizado no escritório político do vereador. Como antecipou o Diário, Campos também anunciou a destituição do presidente da Câmara, Paulo Bottura, da direção do PTB local e alçou Salgado à presidência da sigla na cidade. A nova comissão provisória, inclusive, será formada exclusivamente por apoiadores de Pinheiro. Os nomes com os integrantes serão publicados nos próximos dias.

“Não há hipótese de liberarmos apoio (para Auricchio). Os candidatos a vereador do PTB não estão autorizados a apoiar outro nome a não ser o que estamos apoiando. Quem fizer isso não sai candidato, nós cassamos o registro”, avisou o dirigente.

Campos não citou nomes nem disse textualmente sobre expulsão, mas a fala foi encarada como nítido recado a Bottura, Gérsio Sartori, Flávio Rstom e o então pré-candidato do partido ao Paço, Pádua Tortorello, que se movimentavam para subir no palanque de Auricchio. Tanto Flávio quanto Sartori não sairão candidatos, mas apoiarão nomes da coligação tucana na disputa por cadeira no Legislativo. Já Bottura viu sua reeleição ficar ameaçada com o retorno de Salgado ao PTB (estava no Pros) e chegou a pensar em pleitear vice do ex-prefeito e indicar outro nome para a corrida proporcional. Os quatro boicotaram o encontro com Campos ontem e não compareceram à reunião. “Quem falou que eles são do PTB? Se são do partido, têm de apoiar candidato nosso. Se não seguem a orientação do PTB, automaticamente não pertencem à família petebista”, enfatizou Campos.

Responsável por amarrar o acordo, o secretário de Governo, Nilson Bonome (PMDB), participou do ato e comemorou o anúncio. “É uma união histórica na cidade”, avaliou.

FATOR MARQUINHO
O fator surpresa ficou por conta da apresentação do ex-deputado estadual Marquinho Tortorello como possível indicado do PTB a vice de Pinheiro. A empreitada, entretanto, é vista como estratégia e não tende a se concretizar. Ele pretende ser candidato a vereador.

Será a primeira eleição em São Caetano em 34 anos que o PTB não terá nome próprio na sucessão municipal. Até 2012, a sigla governou a cidade por praticamente três décadas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;