Internacional Titulo
Jornais espanhóis destacam reviravolta eleitoral
Por Da AFP
15/03/2004 | 09:04
Compartilhar notícia


A maioria dos jornais espanhóis destacou, nesta segunda-feira, a reviravolta sem precedentes registrada nas eleições de domingo na Espanha, que marcaram a vitória dos socialistas contra o Partido Popular (PP, direita), no poder há oito anos.

"José Luis Rodríguez Zapatero (socialista) derrota Mariano Rajoy [PP] em reviravolta espetacular sem precedentes", declarou o jornal El País (centro-esquerda), afirmando que o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) obteve "cerca de 11 milhões de votos". O jornal mostrou o dirigente socialista de 43 anos fazendo um sinal positivo de vitória.

Para o jornal liberal El Mundo, a "Espanha castiga o PP e dá sua confiança a Zapatero". O jornal disse que "após a comoção provocada pelos atentados de Madri, chegou a reviravolta histórica". "O PP sofreu importantes perdas de votos na Catalunha e no País Basco, obtendo apenas 148 cadeiras de um total de 350, contra 164 para os socialistas", afirmou o jornal El Mundo.

"O PSOE ganha as eleições sob a comoção de 11 de março", intitulou o jornal monarquista ABC, considerando que "o PP desaba e a Esquerda Unida (pró-comunista) perde quase a metade de suas cadeiras". O "ABC" também destacou o "salto histórico" da ERC (Esquerda Republicana da catalunha), que se tornou "a quarta força parlamentar".

Mais lacônico, o jornal de direita La Razón intitulou "Venceu Zapatero", ressaltando que o "voto útil" da esquerda prejudicou o Esquerda Unida e favoreceu o PSOE. "Reviravolta histórica", destacou o jornal de Barcelona La Vanguardia, acrescentando que "Zapatero promete promover mudanças tranqüilas".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;