Internacional Titulo
Presidente filipina pretende suspender estado de emergência
Por Da AFP
01/03/2006 | 10:36
Compartilhar notícia


A presidente filipina, Gloria Arroyo, prometeu nesta quarta-feira, em um discurso televisionado, suspender o mais rápido possível o polêmico estado de emergência que decretou na sexta-feira passada invocando um tentativa de golpe.

A presidente pediu aos secretários de Defesa e Justiça e ao diretor da Polícia Nacional um relatório sobre a situação.

Uma fonte do governo informou na terça-feira que uma hipotética suspensão do estado de emergência pode ser decidida em uma reunião das autoridades prevista para o sábado.

"Suspenderei o estado de emergência assim que as três autoridades me convencerem de que controlamos totalmente a situação", declarou a presidente.

Arroyo decretou na sexta-feira o estado de emergência e acusou uma "aliança tática" entre comunistas e militares de direita para uma tentativa de golpe que coincidiria com uma manifestação para celebrar, no último fim de semana, os 20 anos da queda do ditador Ferdinand Marcos.

Vários comandantes militares e policiais, assim como políticos, foram presos ou colocados à disposição da Justiça. Muitas pessoas criticaram o estado de emergência, considerado por alguns um retorno à lei marcial instaurada pelo ditador Marcos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;