Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Lauro se coloca em pesquisa a deputado
Por Raphael Rocha
do Diário do Grande ABC
03/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de cogitar e retirar seu nome para corrida eleitoral por uma cadeira na Câmara Federal, o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), voltou a causar suspense nos bastidores da política municipal. No fim do mês passado, Lauro encomendou uma pesquisa de intenções de voto para deputado estadual, uma vez que, no governo, há três candidaturas colocadas para esse posto: do vice-prefeito Márcio da Farmácia (PV), da secretária de Habitação, Regina Gonçalves (PV), e do presidente da Câmara, Marcos Michels (PSB). O que deixou muita gente preocupada é o fato de Lauro incluir seu nome nesta sondagem. Há gente especulando que o prefeito pode renunciar ao mandato para concorrer a deputado estadual. Outros acreditam que Lauro incluiu seu nome apostando no recall eleitoral e se colocar como o único capaz de decidir os rumos dos projetos eleitorais patrocinados pelo governo no próximo ano.

Lula no Grande ABC

A direção estadual do PT está próxima de confirmar a caravana pró-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo Grande ABC, na segunda quinzena de outubro. O ato deve acontecer em cidades onde o petismo sempre teve boa votação – como Diadema, Mauá, Santo André e São Bernardo. O grande desafio, porém, será reverter a tendência recente da região de rejeitar a legenda. Pela primeira vez em sua história, o PT não elegeu prefeitos nas sete cidades.

Afastamento – 1

Nenhum dos dois confirma oficialmente, mas é cada vez mais nítido o afastamento político do ex-prefeito Donisete Braga (PT) e do ex-vereador Rômulo Fernandes (PT), ambos de Mauá. Rômulo trabalha na Arsep (Agência Reguladora de Serviços Públicos), no governo de Atila Jacomussi (PSB), justamente o político que derrotou Donisete no ano passado. Mas o que se comenta é que Rômulo se afastou de Donisete por críticas a algumas condutas adotadas por ele durante sua administração.

Afastamento – 2

Rômulo e Donisete ingressaram na política pelas mãos do hoje secretário de Saúde de Mauá, Márcio Chaves (PSD). Márcio era vereador nos anos 1980 tendo Donisete em sua assessoria. Depois, Donisete se elegeu vereador e colocou Rômulo em seu gabinete. O trio ficou unido até 2007, quando o PT realizou prévias para escolha do candidato a prefeito pelo partido em 2008. Oswaldo Dias (PT) venceu aquela disputa interna, que deixou cicatrizes até hoje não fechadas.

Siraque na presidência do PCdoB

Ex-deputado federal, Vanderlei Siraque assumiu no fim de semana a presidência do PCdoB de Santo André. Mas o que tem tirado o sono de Siraque é a possibilidade – cada vez mais concreta – de ele ter de ser candidato a deputado federal. Seu plano original é tentar recuperar o assento na Assembleia Legislativa, porém, com a aprovação da cláusula de barreira no Congresso, ele deve ser convocado pelo presidente estadual do PCdoB, deputado federal Orlando Silva, a engrossar a lista de postulantes à Câmara Federal para evitar que o PCdoB perca direitos eleitorais.

PP de São Caetano

Vereador de primeiro mandato em São Caetano, Jander Lira assumiu no fim de semana a presidência do PP municipal. Bill da Construtora será vice, Meia do Açougue e Dorge da Farmácia serão integrantes. O vereador Chico Bento ficará como líder da bancada. O ex-prefeiturável Jayme Tortorello também fará parte da direção partidária.

Candidatura a estadual

Vereador por Diadema, Luiz Paulo Salgado (PR) anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual e, ontem, recebeu a visita do ex-líder do MST José Rainha, hoje líder da FNL (Frente Nacional de Lutas no Campo e Cidade). Uma de suas principais dobradas será com Isa Mascarenhas (PR). A ideia do PR é não fazer coligação proporcional. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.