Cultura & Lazer Titulo Artes plásticas
Respirando diferentes artes

Oma Galeria, em São Bernardo, abre mostras após laboratórios com artistas

Tauana Marin
21/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Sanches/Divulgação


Pinturas, esculturas, fotografias e livros. Uma galeria ‘respira’ diversos tipos de arte que interagem, se comunicam, de alguma forma, com o público. É com base nisso que o trabalho de 12 artistas, inédito e desenvolvido ao longo deste ano, pode ser contemplado na Oma Galeria, em São Bernardo. 

O resultado é consequência da postura formadora da galeria, por meio do Laboratório Oma de Artes Visuais. “Pelo quarto ano, selecionamos 20 artistas, que se encontraram quinzenalmente a fim de desenvolverem seus trabalhos em todos os sentidos, não apenas poeticamente ou esteticamente. É uma formação livre, onde o artista sempre volta para casa com novos conceitos, ideias, críticas. O intuito é provocar reflexões sobre o trabalho desenvolvido. Neste fim de ano, dos 20 artistas, 12 foram selecionados e convidados a expor na Oma”, explica o galerista e idealizador do projeto Thomaz Pacheco.

A primeira mostra já está aberta ao público, gratuitamente, com os trabalhos de Rodrigo Yudi Honda, Lourdes Sakotani, Marcia Rosenberger, Fabio Biofa, Leonardo Conceição e Daniel Perez. A segunda tem início no sábado, com obras produzidas por Thatiana Cardoso, Ricardo Sanchez, J.E.Florencio, Letícia Gonçalves, Luiz Pasqualini e Marcos Rogério – e segue até 1º de dezembro. “Tenho plena convicção de que este tipo de trabalho que desenvolvemos é como escola aos participantes, com resultados, inclusive, muito maiores daqueles apresentados nas academias, porque discutimos tudo o que envolve uma obra de arte, não apenas sua essência. Falamos de relações com o mercado, imprensa, acordos comerciais, universo dos colecionadores, instituições, galerias, dinâmica de feiras”, explica Pacheco.

Segundo ele, as pessoas que fazem parte do projeto estão iniciando as carreiras e, por isso, estão ‘sedentas por aprender e se desenvolver’. “Por isso que nossa expectativa com a exposição desses trabalhos, encerrando mais um ciclo, é muito alta.” Em dezembro, nova seleção escolherá mais 20 artistas, que poderão desenvolver suas artes ao longo de 2019. Interessados devem acompanhar as inscrições por meio das redes sociais da Oma.

Ter um trabalho exposto em galeria é como um selo no currículo de quem respira arte, já que muitos colecionadores e profissionais experientes circulam por esse universo. Mas se engana quem pensa que esse território é voltado apenas aos experts de arte. “As mostras são para todos. Sempre temos explicação educativa de cada obra para justamente alcançar diferentes públicos e sempre tentamos levar esses conceitos às escolas. A galeria é um espaço para todos”, afirma Pacheco.

Laboratório de Artes Visuais – Exposição. Na Oma Galeria (Rua Carlos Gomes, 69), em São Bernardo. Visitação até dia 1º de dezembro. Terça a sexta-feira, das 12h às 19h, sábados, das 10h às 15h. Gratuito.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;