Nacional Titulo
Lula vai a velório de prefeita assassinada
Do Diário do Grande ABC
31/10/1999 | 18:00
Compartilhar notícia


O corpo da prefeita Dorcelina de Oliveira Forlador (PT), assassinada sábado (30) à noite em sua casa, está sendo velado no Ginásio Municipal de Esportes. O sepultamento está marcado para nesta segunda-feira, em horário ainda a ser definido. Aproximadamente 4.000 pessoas estao no ginásio. Estao no local o governador do Estado, Zeca do PT, e o presidente de honra do partido, Luiz Inácio Lula da Silva. Eles estavam em uma fazenda de Porto Murtinho, na divisa com o Paraguai, discutindo assuntos relacionados ao PT e às próximas eleiçoes.

Segundo declarou o deputado federal Joao Grandao (PT), trata-se de crime político. "Eu vou pedir intervençao federal no município", disse. Dorcelina de Oliveira Forlador foi professora de primeiro e segundo graus, militante do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), de quem era porta-voz. Tinha presença marcante nos movimentos reivindicatórios dos sem-terra. Atualmente, incentivava a invasao de fazendas da regiao. Tinha como líder, Che Guevara, a quem sempre reverenciou na prefeitura, posicionamento que resultou em várias críticas feitas pelos vereadores no plenário da Câmara Municipal de Mundo Novo. Chegaram até a discutir sobre o impeachment da prefeita.

Além do deputado federal Joao Grandao, outros petistas defendem a possibilidade de crime político, lembrando que, no último dia 20, a fachada do prédio do Departamento de Terras e Colonizaçao de Mato Grosso do Sul foi alvejada por 14 disparos de pistola automática, calibre 380, o mesmo tipo de arma utilizado para matar Dorcelina.

Policiais que trabalham na elucidaçao do crime explicaram que esse tipo de pistola é muito comum, tanto quanto os revólveres de calibre 38. Cada pistola calibre 380 comporta cartuchos de 8 e 14 tiros.

A regiao de Mundo Novo é tida como uma das mais violentas de Mato Grosso do Sul. No início do ano, vários assassinatos por encomenda foram denunciados à polícia, e três PMs acabaram sendo condenados pela Justiça por terem participaçao nessas mortes. Segundo a própria polícia, é fácil contratar pistoleiros em Mundo Novo, fato constatado pela Comissao de Justiça da Câmara Federal, que esteve visitando Dourados e Mundo Novo.

O vice-prefeito é o advogado Cléber Corrêa, ex-PNM e atual PMDB, que evitou qualquer comentário sobre o assunto. Ele nao confirmou se tomará posse no cargo nesta segunda-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;