Economia Titulo
RBA reduz projeção de alta do PIB da Australia em 2015
06/02/2015 | 05:36
Compartilhar notícia


O banco central australiano (Reserve Bank of Australia, RBA) divulgou nesta sexta-feira projeções atualizadas para a economia do país, em relatório publicado trimestralmente. No documento, o RBA reduziu sua previsão para o crescimento econômico em 2015 para algo entre 2,25% e 3,25%, abaixo da estimativa anterior, entre 2,50% e 3,50%.

A autoridade monetária acrescentou que a desaceleração da economia causará um aumento do desemprego, cuja taxa caiu para 6,1% em janeiro. O banco central, no entanto, espera uma melhora da economia em 2016 em relação a este ano, com uma taxa de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) entre 3,0% e 4,0%.

O RBA aposta que o baixo nível da taxa de juros, reduzida para 2,25% ao ano na semana passada, e os baixos custos de energia, que ficaram menores com a queda dos preços do petróleo, serão dois catalisadores para a recuperação da economia australiana em 2016 e 2017.

Com base nisso, o banco central afirmou que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) deverá atingir sua meta, entre 2,0% e 3,0%, somente em meados de 2017. No quarto trimestre do ano passado, a inflação desacelerou para alta de 1,7% na comparação anual, ante 2,3% no trimestre anterior.

Com este cenário desenhado, os investidores esperam fortemente que o RBA anuncie mais um corte de juros ainda em 2015. Com informações da Dow Jones Newswires




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;