De olho no transito Titulo
Chuvas e acidentes

As alterações climáticas aliadas à queima de combustíveis fósseis são uma ameaça à vida das pessoas que moram

Cristina Baddini
05/02/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


As alterações climáticas aliadas à queima de combustíveis fósseis são uma ameaça à vida das pessoas que moram nas cidades. O estrago que estamos fazendo no planeta é resultado direto do nosso estilo de vida. O anda e para dos paulistanos piorou agora com os temporais diários que estamos enfrentando. O número de acidentes de trânsito tende a aumentar em dias de chuva. E, para quem precisa dirigir no meio de um temporal, ou mesmo com a pista molhada, recomendo calma, prudência e muito cuidado.

Cuidados
Antes se sair, verifique se os limpadores de para-brisa estão em bom estado. As recomendações básicas, independente de uma chuva fina ou uma pancada, são diminuir a velocidade, acender o farol, ligar o limpador de para-brisa, o desembaçador e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da sua frente.
Uma dica legal para como conseguir boa visão enquanto dirige sob forte chuva, acredite, é usar óculos de sol. Funciona bem quando chove muito. Assim, mantenha sempre um par de óculos de sol no porta-luvas do carro para que você tenha condução segura, com boa visão em caso de chuva.

Aquaplanagem
É quando o pneu perde contato com o solo e fica sem aderência, sem controle nenhum. Nessa situação o carro não te obedece. O efeito ocorre por excesso de água no solo, os pneus estão carecas ou quase e a velocidade é excessiva.
Para evitar um acidente assim jamais freie bruscamente. O ideal é desacelerar e deixar que a força da gravidade coloque o carro em contato com o asfalto. Outra dica é sempre olhar pelo retrovisor. Se o pneu deixar um rastro grosso no asfalto, por uma boa distância, significa que ele não está numa situação perigosa. Agora, se as marcas estão muito próximas ao automóvel ou não existem, infelizmente está perto de um possível desastre.

Não arrisque travessia em um local alagado
É impossível prever os obstáculos, buracos ou sujeiras que existem no asfalto. Em caso de enchente, por pior que seja, o ideal é abandonar o carro antes que ele comece a afundar. O Corpo de Bombeiros recomenda procurar um local alto e esperar o nível da água baixar. Deixe os vidros abertos, assim, o veículo ficará mais pesado e com menos chance de ser arrastado pelas águas, podendo acertar outros carros, batendo de um lado para o outro em postes e outros obstáculos. Jamais deve se ligar o motor, pois, com ele molhado, os prejuízos se multiplicam.

Veja algumas outras sugestões:
Não pense duas vezes antes de parar o carro no acostamento e esperar a chuva diminuir ou passar.
Engate a primeira marcha e só mude novamente após transpor o alagamento. Se você mudar de marcha, no refluxo de gases, pode entrar água no motor e ele desligará.
Mantenha o carro mais acelerado e controle a velocidade pisando na embreagem. Isso evita com que a água entre no motor.
Se o escapamento for submerso e fizer um ruído diferente, como de bolhas, pare de acelerar imediatamente.
Caso tenha que parar o carro, mantenha os pés na embreagem, coloque em ponto morto e pise no freio com cautela, sempre com o veículo acelerado, assim a água não entra no motor.
Se todas as recomendações forem seguidas, não teremos metade dos acidentes que vemos nos dias de chuva. Boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;