Economia Titulo
Fisco espera declaração do IR de 14,3 milhões
Por Adriana Mompean
Do Diário do Grande ABC
14/04/2007 | 07:03
Compartilhar notícia


A Receita Federal ainda espera o envio de 14,35 milhões da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física a pouco mais de duas semanas para o término do prazo. De acordo com dados divulgados pelo Fisco sexta-feira, até o momento 9,15 milhões acertaram as contas com o Leão, volume que é 6% superior ao registrado em igual período do ano passado.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, alerta para que os contribuintes não deixem o envio da declaração para a última hora. No ano passado, cerca de metade dos 22 milhões de contribuintes que fizeram a declaração entregaram o documento nos últimos dias.

“A cultura do brasileiro é deixar para cumprir suas obrigações no limite do prazo. E isso tem acontecido sempre com a declaração do Imposto de Renda.”

O sistema do Fisco tem capacidade para receber até três milhões de documentos por dia. O prazo final de entrega do IR se encerra no próximo dia 30.

Dúvida IR - Abaixo outros questionamentos sobre a entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007, ano-base 2006.

Trabalhei até agosto de 2006 em empresa automobilística que tinha um plano de Previdência para suplementação de salário após a aposentadoria. Me aposentei e levantei parte do valor do fundo de Previdência e sobre este valor incidiu Imposto de Renda. Abri um processo através de advogado, e o valor do Imposto de Renda, em vez de ser recolhido para a Receita Federal, foi depositado em juízo pela empresa onde trabalhei. Onde lanço o valor que resgatei do plano de aposentadoria? No documento enviado pela empresa consta como rendimento tributável.
José Romeu Pioltine – Indaiatuba
Em minha opinião, como você está questionando a natureza do rendimento, se colocar na ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo Titular, o efeito da ação será nulo. Sugiro que pergunte ao seu advogado, para que não atrapalhe a ação, se é melhor informar como rendimento tributável, ou rendimento isento, ou ainda, de outra forma que atenda a ação.

Como procedo em relação ao valor do Imposto de Renda depositado em juízo?
José Romeu Pioltine – Indaiatuba
Como o imposto está sendo questionado não há como declará-lo.

Todas as operações em Bolsas de Valores estão sujeitas ao pagamento de Imposto de Renda?
Simone Cristina - São Caetano
Não. Os ganhos líquidos auferidos pelas pessoas físicas, onde o valor das alienações realizadas em cada mês seja igual ou inferior a R$ 20 mil, estão isentos do Imposto de Renda.

As perguntas foram respondidas por Glauco Pinheiro, sócio-proprietário da Candinho Assessoria Contábil, de Santo André, e diretor da AESCSA (Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Santo André). O leitor pode mandar perguntas para o e-mail impostoderenda@dgabc.com.br ou por carta – que deve ser enviada para a rua Catequese, 562, bairro Jardim, Santo André, cep 09090-900. As cartas devem conter nome completo, endereço e telefone de contato do contribuinte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;