Setecidades Titulo Ensino Médio de Mauá
Docente representa o Grande ABC na Suíça

Cláudio Menezes é um dos 20 professores do País selecionados para conhecer laboratório de pesquisa nuclear

Por Leonardo Santos
Especial para o Diário
23/08/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Há 19 anos na Educação estadual de Mauá, Cláudio Menezes é um dos 20 professores de todo o Brasil selecionados pela SBF (Sociedade Brasileira de Física) para visitar o Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear), um dos maiores laboratórios de pesquisa do mundo, na cidade de Genebra, na Suíça. O educador embarca amanhã para a aventura internacional.

Desde 2009, a SBF seleciona professores do Ensino Médio para conhecer o laboratório. Entre os objetivos estão desenvolver aulas sobre as diversas áreas da Física, além de realizar sessões experimentais e visitas ao local. O convite surgiu devido à participação de Menezes na última Olimpíada Brasileira de Física.

Menezes, que participou de processo seletivo, diz que não consegue descrever a sensação ao ver seu nome entre os selecionados para a viagem. “É uma honra poder representar o Grande ABC internacionalmente. É uma oportunidade única e grandiosa”, salienta o educador, que leciona na EE Padre Afonso Paschotte, no Jardim Rosina, em Mauá. “Foi a primeira vez que participei do processo seletivo que vale para todo o País”, lembra.

Além da representatividade, Menezes ressalta que todo o conhecimento adquirido na viagem também servirá aos seus alunos. “É uma maneira de atualizar os jovens, de contextualizá-los na modernidade e nas experiências avançadas”, avalia. “A intenção é estimular os estudantes e mostrar um pouco das inovações dos laboratórios de pesquisa.”

O educador reafirma que a profissão que escolheu é gratificante. “Sempre me senti muito bem trazendo essa fala aos alunos. Gosto muito de dar aula e de mostrar o quanto a Física tem a oferecer à humanidade”, comenta. “Eles (alunos) já estão pedindo presentes. Estão tão animados quanto eu”, brinca.

Menezes parte amanhã para Portugal, onde ficará alguns dias em um laboratório de pesquisas. Posteriormente, ele segue para Suíça. Ele retorna ao Brasil no dia 2 de setembro. Apesar da alegria, o professor admite saudade da mulher e três filhos. “Dá um aperto no coração. Mas a experiência valerá a pena”, acredita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;