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Dicico faz disposição de produtos de acordo com perfil do cliente
Por Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
31/03/2005 | 14:26
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A única loja da Dicico no Grande ABC, instalada no Golden Shopping, em São Bernardo, adotou um sistema de gestão de espaço para distribuir melhor os produtos de acordo com o perfil do consumidor.

O sistema é baseado em um software produzido pela empresa de consultoria Nilsen, que contém técnicas de readequação dos produtos nas prateleiras. A Dicico realizou pesquisa para identificar o tipo de consumidor que mais freqüenta cada uma das unidades da rede, a fim de adaptar, por meio do software, a disposição dos produtos ao perfil desse cliente.

Em São Bernardo, os consumidores de classe média são os que mais procuram a loja, segundo as conclusões da pesquisa. “Por isso, colocamos os pisos e revestimentos sofisticados em lugar mais visível”, explica o diretor de marketing da rede, Carlos Roberto Corazzin.

As características dos produtos também são levadas em conta na hora de aplicar o sistema. “Um produto que seja destinado ao público infantil precisa estar nas prateleiras mais baixas. Temos interesse especial em vender algumas mercadorias e elas precisam estar em pontos estratégicos”, diz Corazzin.

As mercadorias também possuem a “etiqueta inteligente”, que evita as possíveis confusões entre produtos em exposição e os que estão embalados. A etiqueta contém um código presente tanto nos produtos em exposição quanto nos embalados. “Um lustre, por exemplo, fica pendurado nas lojas como se estivesse instalado na casa do consumidor. Na hora de comprar esse mesmo lustre, porém, estará em uma caixa fechada. Com a etiqueta, o consumidor sabe que está levando um produto igual àquele que está exposto”, diz Corazzin.

A rede Dicico começou a implementar os dois sistemas em todas as unidades no ano passado. A loja de São Bernardo, inaugurada no final de fevereiro, já foi aberta com esses sistemas. “São iniciativas que facilitam a vida do consumidor”, afirma o executivo.

Segundo Corazzin, a loja do Golden Shopping superou as expectativas de vendas da diretoria da empresa em 35%. “O bom desempenho dos primeiros dias tem se mantido ao longo do mês. Não foi apenas uma bolha de consumo, mas as vendas se confirmaram”, diz. A unidade recebe cerca de 500 visitantes todos os dias.

A Dicico é especializada em material de construção e possui 12 unidades do Estado de São Paulo – seis na capital, três no interior, duas no litoral, além da unidade do Grande ABC.



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