Cultura & Lazer Titulo
Festival Comida de Botequim começa nesta segunda
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
12/09/2005 | 07:44
Compartilhar notícia


 O Festival Comida de Botequim começa nesta segunda-feira, às 19h, com o lançamento da quarta edição da disputa gastronômica no anfiteatro da Prefeitura de Santo André, que promove o evento. A abertura oficial é somente para proprietários dos estabelecimentos participantes e convidados. Mas se a inauguração do festival é fechada, por outro lado os botequins já estão de portas abertas para receber o público e oferecer as iguarias em competição.

A iniciativa busca fomentar o turismo na cidade e divulgar os botequins. Além disso, gera melhorias na qualidade de serviço dos estabelecimentos, que em geral se preparam bem para ter mais chances de vitória.

O festival é dividido nas categorias prato, petisco, lanche e bar noturno. Entre as iguarias que competem figuram, por exemplo, buchada, caldo de mocotó e feijoada. Cerca de 50 estabelecimentos participam, mais ou menos o mesmo número da edição anterior.

Como se trata de um evento exclusivo para estabelecimentos que se auto-intitulam botequins, o público pode esperar por iguarias oferecidas a preços acessíveis e em clima de total informalidade.

Além da competição julgar os botequins de acordo com a qualidade dos alimentos, pesam na disputa outros quesitos como higiene e atendimento ao cliente.

Nas edições anteriores, os júris eram formados por pessoas sem qualificação na área de gastronomia. Já para esta edição, a comissão julgadora traz profissionais do setor e freqüentadores de botequins. A função do júri é selecionar os três primeiros de cada categoria. Os primeiros classificados nas respectivas modalidades recebem prêmios.

Além dos jurados, o festival ouve também o público, por meio de urnas colocadas nos próprios botequins ou do site www.botequim.santoandre.sp.gov.br (no qual pode ser conferida também a lista de estabelecimentos participantes, com os respectivos endereços). O resultado desta votação elege o ganhador do Prêmio Simpatia.

O evento, que conta com apoio do Diário, termina em novembro, com a divulgação dos vencedores. Mais informações sobre o festival podem ser obtidas pelo telefone 4433-0680.

Voto popular – São Bernardo também realiza um evento do gênero, o Festival Gastronômico, que está na terceira edição. Um total de 70 estabelecimentos concorrem nas categorias self-service, a la carte, pizza, churrasco, comida típica e bares. A escolha do vencedor de cada categoria é responsabilidade dos clientes, em evento que termina no próximo dia 26.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;