Política Titulo Corrida ao Paço
Aidan Ravin lidera sondagem eleitoral em Santo André

Ex-prefeito aparece à frente em cenários do Instituto Paraná Pesquisas; Grana está na segunda colocação, com Paulinho Serra em terceiro

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
12/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O ex-prefeito de Santo André Aidan Ravin (PSB) aparece na frente em levantamento eleitoral feito pelo Instituto Paraná Pesquisas sobre o cenário para 2016. Em todos os quatro cenários mensurados, o socialista lidera, tendo o atual prefeito Carlos Grana (PT) na segunda colocação.

Em dois levantamentos feitos em discussões políticas mais reais, Aidan supera os 30% de intenções de voto. Ele atinge 30,1% de preferência no estrato com Grana (27,7% de intenções de voto), o ex-secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos Paulinho Serra (PSD – 11,8%), o ex-secretário de Cultura Raimundo Salles (PPS – 8,5%), o vereador Ailton Lima (SD – 4,4%) e o presidente da OAB andreense, Fábio Picarelli (3,9%). Na análise sem Ailton e Picarelli, Aidan chega a 30,8% contra 28,9% de Grana, 14% de Paulinho e 11,4% de Salles.

Na avaliação espontânea (quando o entrevistado responde o nome do candidato que vier à cabeça), Grana é quem surge no topo, com 7,7% de citações. Aidan tem 6,3%. E, no segundo turno, Aidan volta a aparecer à frente de Grana, com 43,4% de apontamentos ante 36,7%.

O instituto mediu também a influência do voto entre líderes nacionais. Por exemplo, o candidato que receber apoio da presidente Dilma Rousseff (PT) veria que, entre os entrevistados, 71,4% deles perderiam interesse caso essa associação se confirme. Apenas 9,5% responderam que a adesão de Dilma aumenta a vontade de votar no prefeiturável. No caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 59,9% tenderiam a abandonar o candidato, enquanto 21,1% disseram que caminhariam com o escolhido do petista. A influência do governador Geraldo Alckmin (PSDB) é positiva para 40,6% dos entrevistados e negativa para 27%.

AVALIAÇÕES
O governo Dilma é reprovado por 84,6% dos entrevistados, enquanto apenas 12,2% afirmaram aprovar a administração do PT em Brasília.

Já a gestão de Geraldo Alckmin no Estado é aceita por 58% dos entrevistados, contra 37,8% de índice de rejeição.

O Instituto Paraná Pesquisas ouviu 648 eleitores entre os dias 3 e 6. A margem de erro é de 4 pontos percentuais. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;