Cultura & Lazer Titulo
Relógio da imperatriz Josefina é vendido por mais de US$ 1,3 milhão
Por Da AFP
12/11/2007 | 20:23
Compartilhar notícia


Um relógio que pertenceu à imperatriz Josefina, mulher de Napoleão, foi vendido nesta segunda-feira por 1.505.000 francos suíços (US$ 1,32 milhões) em um leilão realizado em Genebra (Suíça).

O valor final do objeto se multiplicou por sete em relação ao preço de base. Seu comprador permaneceu no anonimato.

Fabricado em 1800, em ouro e diamantes, o objeto, de cor azul escuro, é um dos primeiros exemplares de relógios "táteis" inventados por Abraham Louis Breguet, em 1790. O sistema, com o relógio na parte externa, permitia ver a hora com um simples toque, em uma época em que se considerava descortês consultar a hora em público.

Segundo a casa Breguet, a estrutura em ouro foi pedida em 1799 por Josefina e, em 1804, depois que Napoleão foi coroado imperador, colocaram-se os diamantes e uma coroa. Anos mais tarde, Josefina deu o relógio de presente para sua filha Hortênsia de Beauharnais, e um "H" foi acrescentado à sua estrutura.

Josefina de Beauharnais (1763-1814) se casou com o general Napoleão Bonaparte em 1796, mas foi execrada em 1809 por não lhe dar um herdeiro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;