Cultura & Lazer Titulo Cinemateca
Mostra reflete os 15 anos do Dogma 95
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
26/07/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Nas comemorações do centenário do cinema, em 1995, cineastas dinarmaqueses trouxeram à tona o Dogma 95. Trata-se de uma série de regras - também chamadas de ‘votos de castidade' - que pretende filmes mais próximos da realidade e mais distantes do comercial. Esse manifesto é o tema da mostra Dogma 95 - 15 Anos Depois, que exibe a partir de amanhã, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, quatro produções carimbadas por essa estética.

Até hoje, pelo mundo, quase 100 filmes foram realizados sob essas regras. Cada obra é certificada e recebe um número que o identifica na filmografia oficial do Dogma.

Para refletir sobre a origem, evolução e outros aspectos do manifesto, o evento contará com palestra da professora dinamarquesa Bodil Marie Stavning Thomsen, no dia 3, às 21h, após sessão de Os Idiotas. Haverá tradução simultânea.

Os Idiotas é dirigido por Lars von Trier, um dos criadores e dos nomes mais conhecidos do Dogma. O filme, de 1998, é carimbado com o número um. Mostra grupo de amigos saudáveis que passam a se comportar como doentes mentais, constituindo a idiotice como modo de vida na comunidade. Terá sessões na quarta (dia 28), às 19h; na sexta (30), às 21h; e dia 3, às 19h.

As outras obras na programação são Corações Livres, de Susanne Bier (quarta, às 21h; sexta, às 19h; e domingo, às 18h), Mifune, de Soren Kragh-Jacobsen (amanhã, às 19h; quinta, às 21h; e sábado, às 19h) e Nas Suas Mãos, de Annette K. Olesen (amanhã, às 21h; quinta, às 19h; e sábado, às 21h).

Regras - Conta-se que os cineastas Thomas Vinterberg e Lars von Trier escreveram as dez regras do Dogma 95 em apenas 45 minutos, semanas antes de serem apresentadas ao público, em Paris, no evento de celebração do centenário do cinema.

Entre os ‘votos de castidade' está, por exemplo, a proibição de se usar cenografia. "As filmagens devem ser feitas em locações", determina o documento.

Além disso, "o som não deve jamais ser produzido separadamente da imagem ou vice-versa" e "a câmera deve ser usada na mão". Nem "deslocamentos temporais ou geográficos" são permitidos. Tudo para ser o mais realista possível.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;