Esportes Titulo Proteção
Deputado sugere alterações para proteger clubes
Por
18/12/2008 | 07:06
Compartilhar notícia


Proteger os clubes formadores de atletas e evitar a fuga prematura para o Exterior dos jovens talentos são os pontos centrais do relatório do deputado José Rocha (PR-BA) sobre o projeto de lei 5.186, que reformula vários pontos da Lei Pelé. Conhecida como Lei do Formador, a proposta foi apresentada ontem, em Brasília, ao ministro do Esporte, Orlando Silva, e aos representantes de clubes de futebol.

O relatório de Rocha deve ser votado em março no plenário da Câmara dos Deputados. Pela proposta, as agremiações poderão assinar contratos de formação para os atletas a partir de 14 anos. Terão, assim, a garantia de um vínculo com esses jogadores e prioridade na assinatura de seus primeiros contratos profissionais, além de receberem percentuais que variam de 0,5% a 5% sobre o valor de suas transferências futuras durante toda a carreira.

Assim, além de evitar o assédio às promessas dos clubes, o projeto também garante a eles uma fonte de arrecadação permanente. Apesar de ser a porta de entrada natural para os atletas no futebol, as agremiações recebem pouco pelo trabalho de formação. Pior: em muitos casos, jogadores acabam negociados diretamente para o Exterior antes mesmo de chegarem a atuar como profissionais do Brasil.

Os dirigentes de clubes sugeriram ao relator da proposta que inclua algum tipo de artigo que impeça que agentes ou fundos de investimento mantenham atletas atuando simultaneamente em agremiações diferentes. Foi citado, como exemplo, o caso do atacante Marquinhos, cujos direitos pertencem à Traffic, e atuou pelo Vitória no Brasileiro, mas sabia que seria cedido ao Palmeiras na temporada seguinte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;