Setecidades Titulo
UFABC abre primeiro prédio para alunos em maio
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
21/02/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Em maio, alunos da Universidade Federal do ABC poderão estudar no primeiro prédio construído no campus de Santo André. Ontem, o Diário visitou, com exclusividade, o edifício que está em fase final de acabamento.

O Bloco B será entregue até o começo de março com 13.985,32 m² de área construída, dentro do prazo estipulado. A direção da UFABC terá dois meses para equipar os ambientes e providenciar a transferência dos universitários que, por enquanto, estão em prédio provisório na Avenida Atlântica.

São 11 andares, com salas de aulas, de professores, laboratórios de pesquisa, oficina mecânica e espaços de convivência, com café e pequena lanchonete. Todos construídos segundo métodos que possibilitam ambientes reversíveis, que podem ser alterados de acordo com as necessidades da universidade.

O engenheiro Dionísio Nunes Neto explica que o prédio sofreu alterações de projeto para que a transferência dos alunos da graduação pudesse ser feita mais rapidamente.

“A planta original não previa a construção de salas de aula, mas de ambientes reservados apenas à pesquisa de professores e alunos de pós-graduação ou mestrado. Com paredes feitas em gesso acartonado (sistema drywall), porém, podemos reverter as mudanças. O conceito é de flexibilidade”, diz.

O trabalho é pesado. Cerca de 300 operários revezam-se em três turnos diários, que avançam a madrugada. Serviço é o que não falta. Nos corredores da primeira universidade federal da região, funcionários carregam lousas, pintam paredes, instalam bancadas, vidros, portas, elevadores e redes para computadores, entre outras tantas tarefas.

A expectativa é de que, quando estiver em pleno funcionamento, o primeiro campus da UFABC funcione como um gerador de conhecimento em ciência e tecnologia. Além do Bloco B, outros sete prédios serão erguidos em terreno de 77.443,90 m².

O custo estimado da obra é de R$ 96,7 milhões, com inauguração completa prometida para março de 2009. O endereço já está confirmado: Avenida dos Estados, 5.001.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;