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Setor de moda caminha rumo à Bolsa de Valores
27/01/2008 | 07:16
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O movimento de empresas do segmento de vestuário em busca de recursos cresce como forma de obter ganho de competitividade e conseguir um melhor posicionamento no mercado internacional. Inicialmente, a tendência é que as associações entre empresas e a compra de participação pelos fundos de investimentos se intensifiquem.

Nessa trajetória, o lançamento de ações é um caminho possível a ser seguido por holdings da área, embora não surge, ainda, como opção de curto prazo, na avaliação de profissionais do setor.

O bom nível de profissionalização do segmento, atualmente, é o que abre oportunidades para a proliferação de parcerias. Nesta primeira fase, a formação de associações de várias marcas é importante para que as empresas reduzam custo de produção e, conseqüentemente, aumentem a lucratividade, como destaca o presidente da Abeim (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), Sylvio Mandel. “Eles vão ter poderio de compra grande e melhores oportunidades para trazer produtos de fora.”

Na avaliação do consultor de negócios internacionais da Trevisan Consultoria e professor do curso de Relações Internacionais da Trevisan Escola de Negócios, Olavo Henrique Furtado, há condições para a ampliação de parcerias e uniões no setor com vistas a passos mais largos de atuação.

Além da criatividade, destaca, há possibilidade de investimentos e a viabilidade de entrada em mercados internacionais. “Existe demanda pela ampliação desses negócios”, afirma.

Alguns dos desafios enfrentados pelo segmento favorecem o movimento de associação e entradas de investidores. De acordo com Mandel, da Abeim, uma das dificuldades é manter valorizada e em evidência uma grife. “Essas marcas poderiam ser alvo de fundos”, avalia.



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