Economia Titulo Inflação
Mercado eleva projeção do índice para 6,4% neste ano
07/07/2008 | 07:03
Compartilhar notícia


O mercado elevou, pela décima quinta vez consecutiva, a previsão da inflação oficial do País, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), para este ano.

Segundo estimativas da Pesquisa Focus - um compilado das principais projeções feitas por instituições financeiras e divulgado pelo Banco Central -, o IPCA deve encerrar 2008 em 6,4%, pouco acima da previsão de 6,3% na semana passada. Para 2009, a projeção também aumentou, pela quarta vez seguida, ao passar de 4,8% para 4,91%.

Em ambos casos, as previsões estão acima do centro da meta de inflação (índice ideal), definido pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), de 4,5%, com margem de tolerância de dois pontos percentuais, ou seja, entre 2,5% e 6,5%.

Para os IGPs (Índices Gerais de Preços), calculados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), que analisa o comportamento dos preços no atacado e o impacto em tarifas públicas e de serviços, as previsões também subiram. O mercado espera, agora, que o IGP-DI (Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna) encerre 2008 em 11,41%, ante 11,36% na previsão anterior. E o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado) deve ficar em 11,25% neste ano, ante expectativa de 11% na semana passada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;