Política Titulo Fora da Câmara
Anderson Benevides
perde cadeira de novo

TSE aceita decisão do TRE-SP, que condenou
sobrinho do prefeito de Ribeirão por infidelidade

Júnior Carvalho
Especial para o Diário
13/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou recurso de Anderson Benevides (PSC), que voltou a perder cadeira de vereador de Ribeirão Pires. O ministro Henrique Neves da Silva decidiu manter parecer do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), que em abril cassou mandato de Anderson por infidelidade partidária. Sobrinho do prefeito Saulo Benevides e candidato a deputado federal, o social-cristão pode recorrer da decisão monocrática, mas terá de ficar fora do Legislativo.

O presidente da Câmara, Edson Savietto, o Banha (PDT), deverá empossar, no prazo de dez dias, a primeira suplente do PMN, Berê do Posto. No despacho, publicado na segunda-feira, o relator Henrique Neves não acatou os argumentos apresentados por Anderson na tentativa de justificar a saída do partido pelo qual foi eleito em 2012.

Entre as alegações desprezadas pelo TSE está suposta perseguição sofrida pelo parlamentar pelo fato de ser jovem. Além disso, Anderson também sustentou ter ficado desamparado pela então direção municipal da sigla por não ter cumprido com o pagamento da contribuição partidária – dispositivo previsto no estatuto da legenda.

“A ausência de respostas pontuais não teve o condão de impedir a sua atuação como parlamentar ou revelar falta de suporte às suas atividades como mandatário”, afirma o ministro, em despacho.

O primeiro revés sofrido pelo parlamentar ocorreu em abril, quando o TRE-SP enquadrou o social-cristão na Lei de Fidelidade Partidária. No mês seguinte. o presidente do TRE-SP, Antônio Carlos Mathias Coltro, concedeu efeito suspensivo à condenação e deu a Anderson o direito de tentar reverter o caso no TSE sem precisar deixar o cargo. Ele voltou ao Legislativo no fim de maio e permaneceu na cadeira por cerca de 70 dias.

Anderson não retornou aos contatos do Diário. O advogado do parlamentar também não atendeu aos telefonemas da reportagem. Saulo disse que o sobrinho “não está preocupado” com o resultado negativo no processo. Segundo o peemedebista, Anderson “está focado e confiante” na disputa por vaga na Câmara dos Deputados. Já Berê do Posto declarou não ter sido comunicada oficialmente sobre seu retorno ao Legislativo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;